Veterano domina treino livre da WTCC

O veterano piloto italiano Gabriele Tarquini, ex-Fórmula 1, dominou o primeiro treino livre da WTCC, no Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais, pista onde se realizará a etapa de abertura do mundial de turismo, que acontece neste fim de semana. O italiano foi 57 centésimos mais rápido que o segundo colocado, o brasileiro Augusto Farfus.

Mas Farfus já se preocupa. Sabe que o Seat León, carro de Tarquini, ainda esconde muitos truques e eles não se darão por satisfeitos neste treino livre desta sexta-feira.

"A SEAT tem uma carta na manga. Eles nunca usam a pressão total do turbo nos ensaios da sexta-feira”, analisou Farfus, preocupado com a possibilidade de que a casa espanhola possa estar começando a reeditar o domínio da última temporada, quando o francês Yvan Muller quebrou a supremacia da BMW.

Mas, agarrando-se também a uma antiga crença do automobilismo, deixou no ar a chance de brigar pela ampliação de seu recorde na categoria para sete poles nas tomadas classificatórias deste sábado. "Só mesmo amanhã é que teremos uma idéia mais clara das condições de cada marca.”

Farfus chegou a liderar os treinos até próximo da bandeira quadriculada, quando acabou ultrapassado por Tarquini, vencedor da prova de fechamento do programa no ano passado na capital paranaense. Nascido e revelado para o automobilismo na capital paranaense, Farfus não descarta sequer uma surpresa proporcionada pelos Chevrolet Cruze, mas admite que a primeira amostra do modelo não foi exatamente animadora.

Nicola Larini, em 9º e com desvantagem de oito décimos em relação a Tarquini, foi o melhor dos três pilotos do Cruze.

Os carros voltarão à pista a partir das 9 horas deste sábado para a primeira sessão de treinos livres de meia hora. A segunda está marcada para o período das 12h às 12h30, enquanto o qualifying, agora com o formato da Fórmula 1, começará às 16 horas. Ingressos ainda podem ser trocados por dois quilos de gêneros alimentícios não-perecíveis espalhados por 14 postos da cidade e na barraca montada na frente do autódromo. Crianças até seis anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, têm livre acesso.

Os 10 melhores desta sexta-feira em Curitiba foram:
1 – Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León TDI, 1min25s497
2 – Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, a 0s057
3 – Jörg Müller (Alemanha), BMW 320si, a 0s058
4 – Andy Priaulx (Inglaterra), BMW 320si, a 0s240
5 – Yvan Muller (França), SEAT León TDI, a 0s386
6 – Rickarrd Rydell (Suécia), SEAT León TDI, a 0s389
7 – Tiago Monteiro (Portugal), SEAT León TDI, a 0s558
8 – Jordi Gene (Espanha), SEAT León TDI, a 0s633
9 – Nicola Larini (Itália), Chevrolet Cruze, a 0s804
10 – Alain Menu (Suíça), Chevrolet Cruze, a 0s905

Comentários

Postagens mais visitadas