Stock repatria dois brazucas para 2009

maxok

Max Wilson: Minha terra tem palmeiras, onde canta o Sabiá; as aves, que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá. (foto: Casrten Horst)

A temporada de 2009 da Stock Cara Brasil terá o retorno de dois pilotos brazucas que estavam no exterior: trata-se de Xandinho Negrão e Max Wilson, que correu fora durante 12 anos no exterior e que estava na Australiana V8 de Supercars. Já Xandinho, volta após quatro anos na Europa. No ano passado, ele esteve no FIA GT.

Aos 23 anos, Xandinho Negrão está feliz por voltar justamente pela categoria que é considerada atualmente a mais importante do país. Campeão sul-americano de Fórmula 3 em 2004, ele passou pela Fórmula GP2 de 2005 a 2007, antes de se transferir para o FIA GT em 2008. Com o Maserati MC12 GT1 e ao lado do português Miguel Ramos, venceu a etapa de Nogaro (França) e ficou em 3º na classificação de pilotos, além de contribuir para o título de equipes da Maserati.

“Espero colocar em prática toda a experiência que adquiri no exterior”, diz.

Já o experiente Max Wilson, de 36 anos, conta com um currículo mais extenso. Após 12 anos fora do país, retorna para pilotar o carro nº 65 de uma das principais equipes da Stock, a Eurofarma-RC, equipe por onde também correrá o atual campeão Ricardo Maurício. Max começou aos 11 anos no Kart, onde permaneceu até 1992. Também disputou por aqui as extintas categorias Fórmula Ford e Fórmula Chevrolet (vice-campeão brasileiro em 1994), além da Fórmula 3 (vice-campeão sul-americano em 1995) e da também finada Fórmula 3000. Em 1996, a convite da equipe Prema, foi à Europa para disputar a Fórmula 3 Alemã onde conquistou duas vitórias.

Mas o ponto alto da carreira de Max Wilson foi entre 1997 e 2000, quando foi piloto de testes na Fórmula 1, atuando para a equipe Williams ao lado do colombiano Juan Pablo Montoya. Em 2000, Max Wilson juntou-se à equipe Arciero Blair para uma temporada na Fórmula Indy (antiga Champ Car) e, dois anos depois, estreou na Copa Australiana V8 Supercars, onde permaneceu até o fim de 2008.

“Estou voltando ao Brasil tendo a oportunidade de estrear na principal categoria do automobilismo nacional e numa equipe de ponta. Estou muito feliz e espero que esta parceria dê resultados o mais breve possível”, explica o piloto.

Comentários

Postagens mais visitadas