Pirelli será pneu oficial do GT3 Brasil

Pelos próximos três anos a Pirelli será a fornecedora oficial de pneus do Telefônica Speedy GT3 Brasil, já começando neste ano.

“O objetivo da Pirelli ao se associar à GT3 é estar presente em uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, equipando as marcas de veículos mais desejadas do mundo”, diz Marco Provera, diretor de Marketing para América Latina da Pirelli.

Com o anúncio, a fabricante passa a ser fornecedora de pneus para as três categorias que comporão o novo grande evento automobilístico nacional: além da GT3, também o Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio.

No início do ano, GT3 Brasil e Trofeo Maserati anunciaram a formação do primeiro evento nacional de categorias do tipo Gran Turismo do Brasil, oferecendo ao público corridas com alguns dos carros mais cobiçados pelos fãs e apreciadores de automóveis de grande desempenho. A Copa Clio participará do calendário conjunto das duas categorias, competindo nos mesmos autódromos e datas.

Os pneus PZero de competição que serão utilizados na GT3 Brasil são os mesmos que equipam os carros dos campeonatos de GT3 na França e na Itália. Alguns destes modelos são empregados nos carros do Campeonato Europeu de GT1 e GT2 e Grand AM nos EUA, para citar apenas algumas das mais importantes competições.

“Como acontece em toda competição automobilística patrocinada pela Pirelli, a GT3 será um laboratório para desenvolver novas tecnologias que, no futuro, poderão ser aplicadas aos pneus para carros de passeio”, indica Marco Provera.

Em testes preliminares realizados com cinco modelos que competem na atual temporada, ficou comprovado que os pneus PZero apresentam ótimo desempenho e foram aprovados pela organização da GT3, pilotos e chefes de equipe. Os testes contaram com a presença de um engenheiro da Pirelli de Milão, que é o responsável por acompanhar os campeonatos de GT3 na Europa.

Os pneus para pista seca da GT3 são os chamados modelos slick (banda de rodagem lisa), que maximizam a superfície de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, melhoram o nível de desempenho em condições de piso seco. Já os pneus de pista molhada possuem sulcos que servem para drenar a água, proporcionando melhor aderência e desempenho mesmo na chuva. Na GT3 Brasil, cinco medidas diferentes serão utilizadas com o objetivo de colocar os veículos em condições iguais de disputa.

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