A grande incógnita do ano

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Jenson Button acelera o Brawn GP. Será um milagre se este time sobreviver.

Até hoje, muito poucas equipes começarão uma temporada tão mal preparada como a Brawn GP, mais conhecida como ex-Honda. Será a maior incógnita do ano, pelo fato de ninguém saber como Ross Brawn conseguirá liderar uma equipe que simplesmente caiu no colo dele em função de crise internacional que acabou por afastar a Honda da Fórmula 1. Brawn foi contratado como diretor-esportivo (leia-se chefe de equipe) para melhorar o desempenho tétrico da Honda nos dois últimos anos com toda sua experiência na Ferrari em anos anteriores. Mas eis que a crise chega e, de sopetão, Brawn é obrigado a liderar os ex-funcionários da Honda neste “novo” time, sem apoio de montadora e ainda por cima tendo que entrar com apenas quatro dias de testes na mais competitiva e dispendiosa categoria do automobilismo mundial. Quero crer que Brawn e seus comandados terão grana suficiente para conseguir chegar inteiros ao fim do ano e ainda conseguir um extra para competir no ano que vem.

Não será tarefa fácil. Esta é uma das razões que levou Ross Brawn a escolher Jenson Button e Rubens Barrichello como seus pilotos e tendo de abrir mão de Bruno Senna, que estava altamente cotado para ser um dos pilotos da Honda – isso antes da crise bater à porta da F1. Nesta semana Flávio Gomes foi muito feliz ao dizer que Barrichello foi a pessoa que mais teve algo a ganhar com a crise. Não fosse este problema, a Honda teria continuado e o brasileiro já era carta fora do baralho.

E ainda há outro agravante com o qual Ross Brawn terá de lidar: a mudança radical nos carros em relação ao ano passado e nas próprias regras do campeonato, que poderão incluir o quadro de medalhas para os vencedores. Mas isso é o de menos.

O pior de tudo serão mesmo as mudanças. Após 11 anos os pneus slicks estão de volta; os aerofólios ficaram mais altos e mais estreitos, além da ajuda – ainda meio duvidosa – do sistema de recuperação de energia, que tem dado muita dor de cabeça às equipes.

Portanto, são estas e outras razões fazem da Brawn GP – que até outro dia se chamava ex-Honda – na maior incógnita do ano. Como a equipe conseguirá se virar.. isto será uma história muito interessante de se acompanhar.

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