Porsche Cup chega ao Velocitta com novidades



A Porsche Cup promove neste fim de semana a estreia dos novos carros da geração 992 no Autódromo do Velocitta, em São Paulo: os carros estreiam lastros de performance, os veículos do grid da Carrera Cup deixam de usar o sistema de freios com ABS e o quali volta a ter uma sessão dedicada ao top10 para apurar os poles.

Nesse panorama, quem prevaleceu foi o competidor do carro #8, Werner Neugebauer. Ele era um forte concorrente à vitória em Goiânia até ser forçado a abandonar por danos na correia de seu Porsche, mas no interior paulista confirmou a rápida adaptação ao novo equipamento -e num traçado muito exigente do ponto de vista físico, em razão da menor distância percorrida em retas.

Enzo Elias e Miguel Paludo vieram logo a seguir, ambos com menos de 0.1s de desvantagem para Werner. Em um respeitável quarto lugar aparece Lucas Salles, que vem com 100% de aproveitamento na classe Carrera Sport. O top5 foi completado por Lineu Pires, outro que varreu sua classe na jornada de abertura em Goiânia, dominante na classe Carrera Rookie.

Pela Sprint Challenge Marcelo Tomasoni ditou o ritmo com uma volta voadora no minuto final da sessão. Ele desbancou Marcio Mauro do alto da folha de tempos com a respeitável margem de 0.401, uma diferença pouco usual entre os dois mais rápidos no contexto altamente competitivo da Porsche Cup C6 Bank Mastercard. Cristian Mohr, Daniel Corrêa e Nelson Marcondes, nesta ordem, completaram o top5. Em sexto, Ramon Alcaraz foi o mais veloz na classe Sport, enquanto, em 15º, Gustavo Zanon liderou na Rookie mostrando grande evolução nesta que é apenas sua segunda corrida com carros de competição.

No sábado acontecem as tomadas de tempo e as duas primeiras provas da etapa. Os treinos classificatórios serão divididos em três fases. Na primeira, aceleram os pilotos dos subcampeonatos Rookie. Depois vêm os carros das classes Sport e geral. A seguir, os dez mais rápidos retornam para o top10.

Com a palavra...

“Em Goiânia a correia acabou estourando, é um problema que acontece muito lá. Hoje não significa muito em questão de campeonato. Mas, mostra que temos um bom carro para estar na briga. Andar sem lastro em uma pista complicada de ultrapassar, o carro não sente muito o peso e ele tem pouca influência. Já andei com lastro de 50kg aqui e consegui me defender, o Velocitta é historicamente a pista mais difícil de ultrapassar do calendário. Andar sem o ABS pode ajudar muito nessa questão, pois existe a chance dos pilotos cometerem erros na freada e facilitar as ultrapassagens.”
Werner Neugebauer

“Essa é uma pista difícil, desgastante fisicamente. Os carros sem o ABS deixaram a guiada dele mais delicada. Ontem sofri para adaptar a pilotagem, mas consegui me sair bem e entender o carro. Confiante para o treino classificatório de amanhã.”
Lucas Salles

“Começamos bem a etapa, o ABS atrapalhou um pouco, mas consegui me adaptar. O Velocitta exige muito fisicamente, senti um pouco a dor nos braços e no pescoço, mas é normal. O resultado no treino, não tem muito peso, por ser apenas um treino, mas vou tentar repetir Goiânia e conquistar as duas vitórias por aqui.”
Lineu Pires

“Foi um trabalho duro para chegar aonde estamos. Consegui acertar uma boa volta com o pneu bom e assumir o melhor tempo do treino de hoje. Agora é tentar repetir essa boa volta no quali e brigar pelas primeiras posições do grid.”
Marcelo Tomasoni

“Muito contente com o resultado do treino. Já tinha ido bem ontem e hoje demorei para me achar no treino. Consegui encaixar algumas voltas boas em sequência, o que me deixa ainda mais contente. Mais importante que uma volta mágica é encaixar uma boa consistência e isso me deixa muito animado para o classificatório amanhã.”
Ramon Alcaraz

“Acertamos bem a preparação e tentei levar isso para pista. Gostei muito do carro e da pista e o resultado apareceu. Ainda há muito caminho para se percorrer, mas acredito que consigo evoluir ganhando confiança no carro e acredito que vou andar entre os primeiros da Sport.”
Gustavo Zanon

Resultados – Treinos livres

Carrera Cup
1. #8 Werner Neugebauer 1:28.707
2. #73 Enzo Elias +0.065
3. #7 Miguel Paludo +0.099
4. #70 Lucas Salles* +0.106
5. #888 Lineu Pires** +0.423
6. #544 Marçal Müller +0.524
7. #29 Rodrigo Mello +0.741
8. #80 Rouman Ziemkiewicz* +0.756
9. #26 Christian Hahn +0.785
10. #77 Francisco Horta* +0.834
11. #16 Renan Pizii +1.019
12. #88 Georgios Frangulis* +1.034
13. #87 Nelson Monteiro** +1.215
14. #85 Eduardo Menossi* +1.279
15. #25 Paulo Sousa** +1.333
16. #20 Pedro Aguiar +1.348
17. #9 Edu Guedes** +1.469
18. #1 Alceu Feldmann +1.479
19. #44 Gustavo Farah** +1.520
20. #3 Franco Giaffone* +1.581
21. #5 Sylvio de Barros** +1.610
22. #33 Bruno Campos** +1.661
22. #121 João Barbosa** +2.556
*Sport
**Rookie

Sprint Challenge
1. #5 Marcelo Tomasoni +1:30.147
2. #11 Marcio Mauro +0.401
3. #3 Cristian Mohr +0.590
4. #69 Daniel Correa +0.696
5. #199 Nelson Marcondes +1.130
6. #55 Ramon Alcaraz* +1.201
7. #1 Urubatan Junior +1.255
8. #22 Caio Castro +1.259
9. #80 Raijan Mascarello +1.269
10. #117 Guiherme Bottura*+1.295
11. #21 Miguel Mariotti* +1.666
12. #17 Ricardo Fontanari +1.815
13. #20 Vina Neves +1.973
14. #77 Josimar Junior* +1.996
15. #33 Gustavo Zanon** +2.342
16. #555 Ayman Darwich +2.752
17. #14 Andre Gaidzinski* +3.846
18. #99 Nasser Aboultaif** +4.003
17. #7 Piero Cifali** +5.042
*Sport
**Rookie

Calendário: Porsche Cup – Etapa 2 – Velocitta

Sábado, 23 de abril
09:15 – 09:27 – Quali – Carrera Rookie
09:30 – 09:42 – Quali – Carrera Cup e Sport
09:50 – 10:00 – Quali top10 – Carrera Cup
10:05 – 10:17 – Quali – Sprint Challenge Rookie
10:20 – 10:32 – Quali – Sprint Challenge e Sport
10:40 – 10:50 – Quali top10 – Sprint Challenge
13:00 – 13:05 – Formação de grid – Corrida 1 – Carrera Cup
13:40 – 13:45 – Formação de grid – Corrida 1 – Sprint Challenge

Domingo, 24 de abril
12:55 – 13:00 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup
13:35 – 13:40 – Formação de grid – Corrida 2 – Sprint Challenge

Comentários

Postagens mais visitadas