Eu tô voltando para casa...

A Fórmula 1 voltou à Interlagos (SP), em 1990. A partir do fim de 1989, a pista sofreu profundas modificações a fim de voltar a ter condições de receber a F1. Entre 1972 e 1980, o circuito paulista foi o palco brasileiro na F1, com uma rápida interrupção em 1978 (neste ano o GP brasileiro foi disputado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro). Entre 81 e 89, a corrida foi disputada no Rio.

O velho Interlagos (veja traçado na foto à esquerda) tinha cerca de 8km de extensão e era um verdadeiro desafio para os pilotos, principalmente as curvas 1 e 2. O antigo Laranjinha, que dava para um setor bastante sinuoso também era um grande atrativo do antigo traçado.

Porém, ao longo dos anos 80, este circuito se tornou obsoleto para a principal categoria mundial de automobilismo. Daí a importância de reformular o traçado. O então campeão mundial, Ayrton Senna, foi chamado para auxiliar na remodelação de Interlagos (veja na foto à direita). Senna deu a idéia de criar uma descida em chincane para levar à parte do circuito que dará na Descida do Lago. Foi aí que nasceu o "S do Senna", que virou curva famosa na história da F1.

Definitivamente, Interlagos acabou se tornando o palco brasileiro da F1. Até 2014, pelo menos, o circo da F1 terá de aturar o circuito paulista. Bom para nós brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas