Acelerando à noite

A FIA confirmou nesta semana a realização do Grande Prêmio de Singapura em 2008, que será realizado à noite, horário local. Os organizadores do GP garantiram total segurança e que o circuito terá boa iluminação. Legal, idéia interessante, ainda mais levando em conta o fuso-horário com a Europa e Américas, principais públicos-alvo das transmissões de TV.

Ora, com a corrida no Oriente sendo realizada à noite, acaba-se com a necessidade de ficar acordado de madrugada para ver o GP. Pessoalmente, gosto dos GPs asiáticos justamente por isso: com o tempo desenvolvei um estranho fascínio por acordar de madrugada para ver F1. Resultado do meu início pela paixão por este esporte, com os títulos de Piquet e Senna no Japão.

Mas a corrida noturna não é uma primazia da Fórmula 1. A Fórmula Indy já tem uma corrida à noite há algumas temporadas. Porém, estas provas da Indy se realizam em circuitos ovais, onde a iluminação é feita como se fosse em um estádio de futebol.

Esta é a questão: como será feita a iluminação de uma corrida em um circuito misto? Este é um problema, pois em circuito com subidas e descidas fica complicado criar uma iluminação artificial que possa dar conta do recado.

Outro problema: se chover? Honestamente, não sei como é o clima em Singapura em setembro (a corrida foi marcada para 28 de setembro de 2008). Mas basta ver a confusão do GP do Japão deste ano para pensar. Se cair uma chuva torrencial, como farão para iluminar suficientemente a pista? Se durante o dia, um aguaceiro causa o que causou em Monte Fuji, imagine à noite.

Estes pontos não foram bem esclarecidos pela FIA. Seria interessante se alguém explicasse. A F1 à noite é uma idéia interessante, mas é preciso esclarecer estes pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas