Um pouco sobre Monte Fuji


Como foi dito na postagem anterior, o GP do Japão de Fórmula 1 deste ano será disputado no circuito de Monte Fuji. Como eu disse anteriormente também, o circuito de Suzuka, que até o ano passado sediava o GP japonês, deixou boas lembranças para nós, brasileiros. O mesmo não se pode dizer do novo (ou velho?) circuito.

Apenas duas corridas foram sediadas em Monte Fuji: em 1976 e 77. No primeiro ano aconteceu o célebre abandono de Niki Lauda. Já em 77, a coisa foi preta. O canadense Gilles Villeneuve e o sueco Ronnie Peterson disputavam posição, quando a Ferrari de Villeneuve, na 6ª volta, tocou no bólido de Peterson.

O carro do canadense voou na multidão e matou duas pessoas. Além disso, 10 pessoas ficaram feridas. Já Villeneuve, escapou ileso. Esta corrida ainda guardaria outra história insólita. James Hunt venceu a corrida, com Carlos Reutmann, em segundo. Só que nem Hunt nem Reutmann foram ao pódio receber a premiação, tiveram de voltar ao aeroporto pegar o vôo de volta. A cerimônia contou apenas com Patrick Depailler, o terceiro colocado. Após este fato, Fuji nunca mais recebeu uma corrida de F1 e o GP do Japão só voltou a se realizar uma década depois, já em Suzuka.

Mas o circuito tem alguns atrativos, como a longa reta dos boxes. Inaugurada em 1965, a pista foi fechada em 2003 para reformas gerais. A reabertura só aconteceu dois anos depois e credenciou Monte Fuji para voltar a sediar a F1 no Japão.

Comentários

Postagens mais visitadas