Segura o Senna que eu quero ver!

Ao assistir a uma corrida de Fórmula 1 atualmente, uma das maiores decepções que temos é ver que muitas vezes ao final da primeira volta, os pilotos continuam praticamente nas mesmas posições que largaram, ou na pior das hipóteses, na mesma posição que ficaram logo após a largada, afinal alguém pode ganhar uma posição ou perder quando a quinta luz vermelha some. Diante disso, vamos lembrar uma corrida na qual um piloto foi capaz de executar uma das mais incríveis - senão a mais incrível - primeira volta de uma corrida. O responsável por esta façanha, foi Ayrton Senna.

O GP ao qual me refiro é o Grande Prêmio da Europa de 1993, quando foi disputado no circuito inglês de Donington Park. No início daquela temporada, Senna tinha uma McLaren que não era nem de longe parecida com aquela dos seus três títulos mundiais. Para piorar a situação, seu rival ferrenho - o francês Alain Prost - simplesmente tinha a Williams "do outro mundo" nas mãos.

No início daquela temporada, porém, Prost foi surpreendido pela vontade e gana de vencer do brasileiro que, no braço, compensou a inferioridade técnica de seu carro e chegou a abrir 12 pontos de vantagem em relação a Prost na liderança do Mundial. Mais tarde, a superioridade do Williams-Renault falou mais alto e o francês foi campeão naquele ano.

Mas vamos ao que interessa, que é a corrida de Donington Park. Senna largou em 4º lugar naquela prova. Prost era o pole. Damon Hill, com a outra Williams, era o segundo e Michael Schumacher, com a Benetton, era o terceiro. Chovia cântaros naquele circuito, e Senna tirou partido disso. Ele sabia que este era o principal defeito de Prost: andar mal debaixo d´água. Só que na largada, Senna perdeu duas posições e foi aí que se deu a façanha. O brasileiro passou por todos os concorrentes antes da primeira volta chegar ao fim. Na segunda, ele já era o líder da prova e simplesmente, não tomou conhecimento de ninguém.

Senna dominou aquele GP de tal forma, que não deu chance para nenhum concorrente, nem mesmo para as duas "Williams do outro mundo". Venceu, convenceu e mostrou porque era o melhor daquela época e um dos melhores de todos os tempos.

Veja abaixo o vídeo, garimpado no "You Tube", uma dos melhores inícios de corrida de todos os tempos.

Comentários

Unknown disse…
É Matheus... Essa foi d+. Ele era mágico. Me lembro de uma corrida que ele largou dos boxes, em último e na primeira volta já tinha passado um montão. Lá pela metade da corrida ele já estava disputando a ponta, quando veio a bandeira preta, o desclassificando por uma ultrapassagem irregular (se não me engano). Ve se acha essa. Pra mim, apesar da desclassificação, essa foi a corrida mais sensacional que eu vi um piloto fazer. Um abç.

Postagens mais visitadas