E a Williams?

A Williams anunciou que irá abandonar o projeto do carro atual que, por falar nisso é uma verdadeira bomba, e irá concentrar todas as suas forças em um novo carro. A meta principal: voltar a vencer corridas. Pobre Frank... sua equipe não merecia ter um carro tão ruim..

Mas a verdade é que a Williams já não vem bem e não é de hoje. Só para refrescar a memória: o último título de pilotos conquistado pelo time de Frank Williams foi há exatos 10 anos, quando Jacques Villeneuve ganhou o Mundial em cima de Michael Schumacher, da Ferrari, em 1997.

Depois disso, veio o calvário. Um ano tétrico em 1998, com aquele motor terrível batizado de "Mecachrome". No ano seguinte, uma tentativa para voltar a ser campeã, com a contratação de Alessandro Zanardi, então campeão da Fórmula Indy, nos Estados Unidos. Mas a participação do italiano foi pífia.

Dos últimos anos, o melhor da equipe inglesa foi em 2003, quando Juan Pablo Montoya disputou o título mundial contra Schumacher e Kimi Raikkonen. Schumi foi campeão naquele ano que o consagrou como hexacampeão mundial.

E pensar que a Williams já fez carros revoluncionários... Quem não se lembra do carro de 1992, que fez o inglês Nigel Mansell ser campeão com 50 pontos de vantagem para o vice-campeão, que era seu próprio companheiro de equipe, Riccardo Patrese? No ano seguinte, outro foguete, que deu o tetra para Alain Prost. A década de 90 foi incrível para o time de Frank. Entre 1990 e 1999 foram quatro títulos de pilotos e três vice-campeonatos conquistados.

Esperamos, sinceramente, que a Williams faça um bom carro para o ano que vem. Em uma Fórmula 1 cada vez mais dominada pelas grandes montadoras, não será nada mau ver a equipe do último "garagista" voltar a vencer...

Garagista? - Este foi um termo criado nos anos 60, quando começaram a aparecer as equipes montadas por particulares. Foi o caso da Lotus (criada por Colin Chapman), Tyrrel (fundada por Ken Tyrrel), além da própra Williams. O dono da Ferrari, na época, Enzo Ferrari, chamou estes donos de equipe de "garagistas", em um sentido depreciativo. Só que o apelido pegou...

Comentários

Unknown disse…
Também espero que Williams se recupere, pois três equipes brigado pelo título, significaria 4, 5 ou 6 pilotos na disputa. Quanto a simpatia... não tenho muita. Depois de 1994 sempre que se fala em Williams, a primeira coisa que me vem a lembrança é a morte de Senna.

Postagens mais visitadas