Suzuka vai deixar saudades...

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no Japão: é o Grande Prêmio nipônico, que neste ano se realiza no circuito de Monte Fuji. Casa nova? Nem tanto. Esta pista já foi utilizada pela categoria nos anos 70 e foi lá que se deu um dos momentos de mais coragem de um piloto em toda a história da F1.

A história da qual estou falando é do GP do Japão de 1976. Niki Lauda pilotava a Ferrari naquela época. Chovia torrencialmente e Lauda tomou uma decisão que duvido que tenha se arrependido: abandonou a corrida por considerá-la insegura. Mais tarde ele declarou que decidiu abandonar a prova porque "se cansou de dar voltas igual a um idiota e correndo riscos".

Até o ano passado, o GP do Japão era realizado no circuito de Suzuka. Com certeza é uma pista que deixará saudades a nós, brasileiros, porque foi lá que Nelson Piquet foi tricampeão em 1987 e Ayrton Senna conquistou seus três títulos, além da vitória de Senna em 93 e da dobradinha Piquet-Roberto Moreno em 1990.

Todas estas corridas foram memoráveis. Porém, cito uma em especial: o GP de 1988. Ayrton Senna era o pole e precisava vencer para levar o título mundial. Mas na largada, ele não consegue engatar a marcha e fica parado no grid. Só consegue largar quando está em 16º lugar.

A partir daí, dá-se uma recuperação incrível. Senna vai passando um a um até chegar a seu companheiro na McLaren, Alain Prost, que estava quase 50 segundos na frente. E Senna tirou toda esta diferença. No fim da reta, na primeira curva, ele faz a ultrapassagem e chega na liderança, que mantém até o final e lhe dá o primeiro título mundial. Simplesmente inesquecível.

Veja no vídeo abaixo, a última volta do GP do Japão de 88. As imagens foram retiradas do "You Tube". Vale a pena ver.

Comentários

Maciel1RJ disse…
Ô Matheus,
não faz isso não, cara...
Há muitos anos não chorava. Você conseguiu. Que coisa emocionante relembrar este momento. Muito bom.
Obrigado, amigo!!!

Postagens mais visitadas