O retorno estratégico de Pantano



Hoje mais cedo, em Monza, na Itália, o piloto da casa Giorgio Pantano levou o título da GP2, principal categoria de acesso à Fórmula 1. Pantano levou o título sem precisar sequer chegar nos pontos. Os brasileiros Lucas do Grassi e Bruno Senna disputarão o vice-campeonato da categoria de olho na F1 em 2009. O irônico nesta história toda é que Giorgio já esteve na principal categoria do automobilismo há quatro anos, correndo de Jordan.

Como nada deu certo para ele naquela ocasião decidiu retornar, no ano passado, à categoria de acesso e tentar retornar mais uma vez à F1. Tem mais: Pantano é o segundo campeão da GP2 seguido que já passou pela F1. O primeiro foi Timo Glock, no ano passado.

Para estes pilotos, voltar e dar um passo atrás antes de seguir adiante foi estratégico. É o que posso chamar de "retirada estratégica". Corre-se na Fórmula 1 uma temporada. Se não der certo, retorna à GP2, realiza-se o vestibular de novo e volta a tentar a sorte.

Desta forma, Glock e Pantano correm sério risco. Já conhecem, pelo menos em termos, a F1. Voltaram, disputaram a categoria de acesso. Glock já voltou à F1 e, diga-se de passagem, sem nenhum resultado marcante. Tudo bem, não foi o mico daquela vez em que esteve correndo de Jordan. Mas precisa mostrar algo melhor.

Este é o tipo de cobrança que Pantano deverá enfrentar se decidir mesmo tentar voltar à F1. Foi um título merecido, o da GP2, ele realmente guiou muito. Mas será que é a hora de voltar? Que ele pese bem esta decisão, pois não será fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas