O pirulito que fez falta



Pois é, a Ferrari cometeu um erro grotesco e bisonho para as pretensões de Felipe Massa na disputa do título mundial de 2008, na Fórmula 1. Após fazer a pole-position para o GP de Cingapura, vencida hoje por Fernando Alonso, o brasileiro viu-se metido na pior trapalhada da Ferrari dos últimos anos. Lewis Hamilton chegou em 3º lugar e abriu sete pontos de vantagem para Massa no Mundial de pilotos.

Há algum tempo, a Ferrari aboliu o chamado "pirulito", que é aquela placa que um mecânico segura à frente do piloto na parada de pit-stop. Quando ele percebe que o trabalho de equipe estava encerrado, ele levantava a placa, indicando ao piloto que ele poderia voltar à corrida. A equipe Maranello adotou um pirulito eletrônico, que funciona em esquema de sinais verde e vermelho. O sinal verde foi dado antes que o reabastecimento terminasse. Conclusão: Massa acelerou e arrastou consigo a mangueira de combustível, tirando-lhe a corrida e possivelmente o campeonato.

Quem riu de orelha a orelha foi Hamilton. "Não preciso me preocupar", disse Hamilton, um dia antes da corrida, ao perder a pole para o brasileiro. Foi profético.

Agora, faltando três provas para o fim, Massa precisará tirar coelho da cartola, à moda de Kimi Raikkonen, no ano passado, para tirar a diferença para Hamilton e conquistar o título. Não é impossível. Mas vai ser difícil...

Comentários

Postagens mais visitadas