Terra do Sol Nascente



Neste fim de semana a Fórmula 1 chega ao Japão, terra que se cansou de receber decisões de títulos mundiais. A exemplo do ano passado, a prova acontece no circuito de Monte Fuji, que substituiu o tradicional Suzuka, onde vinham sendo realizadas as provas nipônicas desde 1987. Fuji foi o primeiro circuito a receber a F1, no Japão, na década de 70 e sedia a corria apenas pela quarta vez. Em 2006, o circuito foi totalmente remodelado para voltar a receber a F1.

E conseguiu, mas no ano de reestréia, em 2007, o público foi apanhado de surpresa pelo clima de chuva torrencial, muito comum naquela região, mas que ninguém esperava que fosse acontecer. E dá-lhe Safety Car.. foram 30 voltas com o carro de segurança, a corrida mesmo começou apenas na volta 31.

Assim mesmo, aconteceram diversos acidentes, como com o espanhol Fernando Alonso, então na McLaren e candidato ao título de 2007. Lewis Hamilton dominou amplamente e venceu, sem dar chances a ninguém.

Hoje, o panorama do campeonato mudou um pouco. Hamilton é candidato novamente, mas desta vez contra Felipe Massa, da Ferrari. Alonso, hoje na Renault, nem de longe foi candidato ao Mundial de Pilotos e Kimi Raikkonen não foi nem sombra do que ele próprio foi há um ano.

Mas Monte Fuji, apesar da beleza (foto acima, traçado bem aos pés da famosa montanha japonesa), não é nem de perto uma unanimidade. Durante esta semana, o ex-piloto da Ferrari, o irlandês Eddie Irvine, não mediu as palavras para falar mal do circuito. Em suas próprias palavras: "é uma merda". Irvine, sabe do que fala, afinal ele correu por três anos no Japão, antes de ir para a Fórmula 1.

Nesta quinta-feira, já começam os treinos livres e amanhã, a partir das 2h da madrugada, o treino de classificação A corrida acontece na madrugada de sábado para domingo, às 2h30.

Comentários

Postagens mais visitadas