Stock apresenta novo carro para 2009



Segurança, evolução tecnológica, custos baixos de manutenção e design moderno. Estas são as principais propostas do novo bólido da Stock Car brasileira que será adotado a partir da próxima temporada. O novo carro substitui o atual, com nove anos de existência e foi desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca, ex-projetista da Dallara, e Gustavo Letho, da JL Competições.

"O modelo atual é bastante seguro e competitivo, mas precisávamos de um carro mais moderno e que acompanhasse o crescimento da categoria", explica Carlos Col, diretor presidente da Vicar Promoções, empresa que promove a categoria.

"O novo carro será ainda mais seguro, apresenta uma série de evoluções tecnológicas e design moderno com equalização da aerodinâmica. Além disso, buscamos a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes. Com certeza, teremos mais emoção nas provas da temporada 2009", completa.

Antes de entrar na pista pra valer, o carro passará por uma bateria de testes antes: deve completar cerca de 4,5 mil quilômetros de testes. De acordo com a Vicar, isso possibilitará analisar cada detalhe e situação antes de chegar às mãos dos pilotos da Copa Nextel Stock Car. No comando do veículo na fase de testes está o piloto Felipe Giaffone, ex-piloto da Indy e hoje diretor da JL.

Entre as novidades estão o banco do piloto em alumínio, com proteção lateral para a cabeça, semelhante ao utilizado na Nascar, a Stock Car norte-americana, um design estrutural que facilita a retirada do capacete e imobilização do piloto, maior espaço lateral possibilitando a aplicação de materiais de absorção de impacto, posicionamento do piloto mais próximo do centro do carro, maior facilidade para entrada e saída do carro.

"Estamos virando uma página importante na categoria, da mesma forma que aconteceu em 2000, quando se mudou do Ômega para o chassis tubular. A Stock Car está sendo atualizada com o que há de melhor no mundo em termos de tecnologia em todos os aspectos. Em 2009, sem dúvida, começará outra fase significativa para a competição", explica o ex-piloto Paulo Gomes, primeiro campeão da Stock.

Comentários

Postagens mais visitadas