O maior dia de Interlagos



Ao ser construído nos anos 40, os idealizadores do autódromo de Interlagos, em São Paulo, muito provavelmente não imaginariam que décadas depois seria palco da decisão de um título mundial da Fórmula 1. Interlagos é, sem dúvida, um dos traçados mais tradicionais do automobilismo brasileiro e tem uma longa história.

Foi em Interlagos que a F1 desembarcou no Brasil pela primeira vez, em 1972. Naquele ano, foi disputada uma corrida extracampeonato, que não contava pontos para o Mundial. O argentino Carlos Reutmann venceu

Mas no ano seguinte, o GP do Brasil entrou pra valer e Emerson Fittipaldi venceu, para delírio dos centenas de fãs presentes ao autódromo. Emerson repetiu a dose em 74 e em 1975, foi a vez de José Carlos Pace conseguir, com um Brabham, e logo no Brasil, a única vitória de sua carreira.

Interlagos despediu-se da F1 em 1980, com a vitória de René Arnoux, com a Renault. No restante daquela década, o autódromo passou a receber corridas das categorias nacionais.

Em 1990, a pista paulista voltou a receber a F1, mas teve de passar por um serviço de reformulação completa para sediar a categoria máxima do automobilismo mundial. Com uma ajuda de Ayrton Senna, o traçado de quase 8 km foi reduzido quase pela metade. Foi nessa época que foi construída uma descida em S da reta dos boxes diretamente à reta oposta: o chamado S do Senna, em homenagem ao tricampeão, que idealizou este trecho novo.

Senna venceu duas vezes em Interlagos: em 1991 e em 93. Depois veio um longo jejum até que Felipe Massa colocasse a bandeira brasileira de volta ao topo em casa, há dois anos. Mas agora, Massa pode conseguir algo inédito para um brasileiro: ser campeão em sua própria casa.

No dia 2 de novembro, Interlagos terá mais um dia para sua já brilhante história e poderá ser o mais brilhante, dependendo do resultado que vier.

Comentários

Postagens mais visitadas