Uma breve história da Lotus


Como foi dito no tópico anterior a este, acontece entre esta sexta-feira, dia 22, e domingo, dia 24, o Festival de Velocidade de Goodwood, com carros que já conheceram dias de glória. Por que não aproveitar para lembrar uma das maiores equipes que já existiram na história da Fórmula 1? Este time esteve nas pistas desde o fim da década de 50 até meados da década de 90. Seu nome era Team Lotus.


A Lotus surgiu graças ao esforço de Colin Chapman, que trabalhou com engenharia aeronáutica na Inglaterra. Em 1958, Chapman fundou sua equipe tendo como piloto, considerado até então uma promessa, Jim Clark, que conquistou o título do mundial de pilotos em 1963.


Chpaman até hoje é reverenciado como gênio da F1, graças às suas mirabolantes criações. Uma delas foi o Lotus 56, pilotado por Emerson Fittipaldi, em 1971, que utilizava uma turbina de avião como propulsor. Devido a isso, era extremamente difícil parar o carro. Daí, o projeto foi abandonado.


Mas foi no fim da década de 70, que Chapman realmente fez história. No campeonato mundial de 1978 ele criou o Lotus 79, modelo lindamente pintado com as cores preta e dourada, da marca de cigarros "Jonh Player Special", o patrocinador principal na época. Este carro foi o primeiro a utilizar o efeito-asa: ao correr, obólido criava um vácuo por baixo, facilitando ao veículo atingir grandes velocidades, graças a um recurso chamado de "mini-saias". Com isso, a Lotus dominou de tal forma o campeonato que Mario Andretti foi campeão com folga. A nota triste ficou por conta da morte de Ronnie Peterson, em um choque múltiplo após a largada do GP da Itália. Ainda assim, Peterson ficou com o vice.


Colin Chapman morreu em 1982, e o GP da Áustria daquele ano foi o último que ele viu um de seus carros vencer, com Elio de Angelis. Após a morte de Chapman, a agonia da Lotus começou de forma bem lenta. No fim de 1986, o patrocínio da John Player se foi. Em 88, a equipe contratou Nelson Piquet, então atual campeão. Mas o carro era muito fraco e Piquet sequer teve chances de títulos. O brasileiro saiu da equipe no fim de 1989.


A partir daí, a crise financeira da equipe só piorou. No fim de 90, o patrocínio da Camel também se foi e durante três anos a equipe lutou com poucos recursos para se manter. Mas o fim era invevitável e, em 1994, o time fechou as portas lamentavelmente.


A Lotus sempre trará boas lembranças aos brasileiros. Foi lá, onde Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória em 1985. Foi também no time de Colin Chpaman, que Emerson Fittipaldi conquistou a primeira vitória de um piloto brasileiro na categoria, no GP dos Estados Unidos de 1970.

Confira abaixo um vídeo garimpado no "You Tube": à bordo do Lotus de Senna, durante treinos para o GP de Mônaco de 1986.

Comentários

Postagens mais visitadas