Era uma vez em Paul Ricard

Daqui a 11 dias será realizado o Grande Prêmio da França, no circuito de Magny-Cours, em Nevers. Esta corrida acontece lá desde 1991 mas antes o GP era disputado em Paul Ricard, que, aliás, tem uma história bem mais interessante do que Magny-Cours.

Inaugurada em 1971, nos arredores da cidade de Le Castellet, graças ao esforço de um milionário do ramo das bebidas, a pista sediou naquele mesmo ano seu primeiro GP de Fórmula 1, vencido pelo escocês Jackie Stewart, da Tyrrel. O destaque de Paul Ricard, fica por conta da Reta Mistral que na época chegava a quase 2 km de extensão. Durante os anos 70, o GP da França revezou-se entre Paul Ricard, Nivelles e Dijon. Somente nos 80 que ficou de vez em Paul Ricard.

Para os brasileiros, o circuito não traz muitas lembranças boas. Apenas um brasileiro venceu lá: foi Nelson Piquet, com a Brabham-BMW, em 1985, último GP disputado no traçado original do circuito. No ano seguinte, foram feitas diversas modificações na pista, principalmente em função do acidente que tirou a vida do piloto italiano Elio de Angelis, durante testes com sua Brabham. A Reta Mistral, por exemplo, foi encurtada e ficou com "apenas" 1km.

No GP de 1989, um brasileiro, Maurício Gugelmin, da March, foi protagonista de um acidente espetacular (veja detalhe na foto acima. Fonte: reprodução de TV). Após a largada, ele tentou passar de uma vez só o inglês Nigel Mansell, da Ferrari, o companheiro dele, o austríaco Gerhard Berger, e o belga Thierry Boutsen, da Williams. O resultado não poderia ser outro: o brasileiro ficou no meio do sanduíche, tocou nas rodas da Ferrari de Mansell e voou de cabeça para baixo. Por sorte, o piloto nada sofreu.

No ano seguinte, foi disputado o último GP francês em Paul Ricard. Em 1991, a F1 seguia para Magny-Cours.

Clique aqui e veja o espetacular acidente de Maurício Gugelmin, em 1989, em imagens garimpadas no "You Tube".

Comentários

Postagens mais visitadas