Era uma vez em Paul Ricard
Daqui a 11 dias será realizado o Grande Prêmio da França, no circuito de Magny-Cours, em Nevers. Esta corrida acontece lá desde 1991 mas antes o GP era disputado em Paul Ricard, que, aliás, tem uma história bem mais interessante do que Magny-Cours.
Inaugurada em 1971, nos arredores da cidade de Le Castellet, graças ao esforço de um milionário do ramo das bebidas, a pista sediou naquele mesmo ano seu primeiro GP de Fórmula 1, vencido pelo escocês Jackie Stewart, da Tyrrel. O destaque de Paul Ricard, fica por conta da Reta Mistral que na época chegava a quase 2 km de extensão. Durante os anos 70, o GP da França revezou-se entre Paul Ricard, Nivelles e Dijon. Somente nos 80 que ficou de vez em Paul Ricard.
Para os brasileiros, o circuito não traz muitas lembranças boas. Apenas um brasileiro venceu lá: foi Nelson Piquet, com a Brabham-BMW, em 1985, último GP disputado no traçado original do circuito. No ano seguinte, foram feitas diversas modificações na pista, principalmente em função do acidente que tirou a vida do piloto italiano Elio de Angelis, durante testes com sua Brabham. A Reta Mistral, por exemplo, foi encurtada e ficou com "apenas" 1km.
No GP de 1989, um brasileiro, Maurício Gugelmin, da March, foi protagonista de um acidente espetacular (veja detalhe na foto acima. Fonte: reprodução de TV). Após a largada, ele tentou passar de uma vez só o inglês Nigel Mansell, da Ferrari, o companheiro dele, o austríaco Gerhard Berger, e o belga Thierry Boutsen, da Williams. O resultado não poderia ser outro: o brasileiro ficou no meio do sanduíche, tocou nas rodas da Ferrari de Mansell e voou de cabeça para baixo. Por sorte, o piloto nada sofreu.
No ano seguinte, foi disputado o último GP francês em Paul Ricard. Em 1991, a F1 seguia para Magny-Cours.
Clique aqui e veja o espetacular acidente de Maurício Gugelmin, em 1989, em imagens garimpadas no "You Tube".
Inaugurada em 1971, nos arredores da cidade de Le Castellet, graças ao esforço de um milionário do ramo das bebidas, a pista sediou naquele mesmo ano seu primeiro GP de Fórmula 1, vencido pelo escocês Jackie Stewart, da Tyrrel. O destaque de Paul Ricard, fica por conta da Reta Mistral que na época chegava a quase 2 km de extensão. Durante os anos 70, o GP da França revezou-se entre Paul Ricard, Nivelles e Dijon. Somente nos 80 que ficou de vez em Paul Ricard.
Para os brasileiros, o circuito não traz muitas lembranças boas. Apenas um brasileiro venceu lá: foi Nelson Piquet, com a Brabham-BMW, em 1985, último GP disputado no traçado original do circuito. No ano seguinte, foram feitas diversas modificações na pista, principalmente em função do acidente que tirou a vida do piloto italiano Elio de Angelis, durante testes com sua Brabham. A Reta Mistral, por exemplo, foi encurtada e ficou com "apenas" 1km.
No GP de 1989, um brasileiro, Maurício Gugelmin, da March, foi protagonista de um acidente espetacular (veja detalhe na foto acima. Fonte: reprodução de TV). Após a largada, ele tentou passar de uma vez só o inglês Nigel Mansell, da Ferrari, o companheiro dele, o austríaco Gerhard Berger, e o belga Thierry Boutsen, da Williams. O resultado não poderia ser outro: o brasileiro ficou no meio do sanduíche, tocou nas rodas da Ferrari de Mansell e voou de cabeça para baixo. Por sorte, o piloto nada sofreu.
No ano seguinte, foi disputado o último GP francês em Paul Ricard. Em 1991, a F1 seguia para Magny-Cours.
Clique aqui e veja o espetacular acidente de Maurício Gugelmin, em 1989, em imagens garimpadas no "You Tube".
Comentários