Muito além da Stock Car

É fato que o mais importante campeonato automobilístico do País é a Stock Car, que nos últimos anos domina de uma forma avassaladora. Muitos carros no grid e pilotos de nome como os experientes Chico Serra e Ingo Hoffman, além de novos talentos como Cacá Bueno, atraem um público cada vez maior. Porém, há outros certames no Brasil que merecia mais destaque. Um destes campeonatos é o Trofeo Maserati.


Em 2005, os organizadores da competição tiveram uma idéia genial para atrair público. Na etapa de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 4 de dezembro daquele ano, cada ingresso custava um quilo de alimento não-perecível. O resultado não poderia ser outro: arquibancadas quase lotadas e várias famílias curtindo um programa bem barato e de excelente nível. Foi a última corrida no traçado original de Jacarepaguá, antes do fechamento do circuito para as obras dos Jogos Pan-Americanos.

O campeonato Brasileiro de Trofeo Maserati, tem nove etapas. A última foi no dia 10 deste mês, no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Nesta corrida a vitória ficou com Renato Cattallini, que venceu e se isolou na liderança do campeonato com 153 pontos. O vice líder é César Urnhani, com 115.

Porém, o fato de ter poucas etapas traz um lado ruim para este certame: o intervalo entre cada corrida acaba sendo muito grande, deixando a realização das provas praticamente com uma prova a cada mês. Em julho não haverá corrida, apenas no dia 5 de agosto acontecerá a etapa de Londrina (PR).

Apesar disso, vale a pena conferir esta categoria. Os carros são muito rápidos e com automóveis pouco comuns no Brasil: o Maserati Coupè. O motor tem 8 cilindros em V e 413 cavalos de potência e o propulsor pode chegar a até 7.600 giros por minuto. Já a velociade máxima poderá chegar a 285 km/h.

Comentários

Postagens mais visitadas