Uma lenda chamada Fangio


Antes que Michael Schumacher pudesse reinar soberano na Fórmula 1 durante mais de uma década, havia um piloto que reinou soberano com seu recorde de cinco títulos mundiais conquistados, que permaneceu intacto durante 50 anos. Seu nome: Juan Manuel Fangio. Se estivesse vivo, teria completado 96 anos de idade ontem. O argentino conquistou cinco títulos mundiais nos anos 50 e seu recorde só foi superado em 2003, ano em que Schumacher conquistou seu sexto título mundial.

Nascido em Balcarce, cidade do interior da Argentina, em 1911, Fangio esteve na F1 desde o início do campeonato oficial, em 1950, até 1958, ano em que decidiu se aposentar, aos 47 anos de idade. Naquela época, era comum os pilotos terem mais de 40 anos, coisa que é impensável hoje em dia em uma F1 cada vez mais profissional. Aquela era a época do glamour no esporte. Além de Fangio, outras lendas estavam em atividade: Stiling Moss, Alberto Ascari, Giuseppe Farina, entre outros.



O argentino correu por equipes como Alfa Romeo, Ferrari, Maserati e Mercedes e foi campeão em 1951 e depois de 54 até 57. Em nove anos de carreira, o piloto disputou 51 GPs, com 24 vitórias e 35 pole-positions (na foto ao lado, Fangio a bordo do Maserati).


Juan Manuel Fangio nos deixou em 17 de julho de 1995, pouco mais de um ano após a morte de Ayrton Senna, piloto que o argentino admirava muito. O próprio Fangio acreditava que Senna seria o piloto que o superaria. Mas a F1 teve de esperar a década seguinte para que o alemão Schumacher superasse o recorde de Fangio, intocado durante cerca de 50 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas