Domingo é dia do GP de Cleveland

Quase ninguém dá mais bola para a Champ Car, depois que ela deixou de ser Fórmula Mundial. A categoria é o que restou da antiga Fórmula Indy, antes da cisão com o dono do circuito de Indianápolis, Tony George. Mas este será um assunto para depois, já que o principal é que domingo, dia 24, é dia da primeira de cinco corridas seguidas da Champ Car: é o Grande Prêmio de Cleveland, disputada na pista do Aeroporto Burke Lakefront, em Ohio, nos Estados Unidos. Este será o 26º ano em que a corrida é disputada no curioso autódromo.

O favorito é o francês Sebastien Bourdais, que está na lidreança do campeonato com 11 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Will Power. Bourdais é piloto da Newman-Hass, legendária equipe que fez história na F-Indy e que não migrou para a IRL como o restante dos times, como a Penske.

Nesta categoria há nomes de respeito, como o do canadense Paul Tracy, da Forsythe, que já correu na própria Newman-Hass e que se projetou na Penske. A pista do circuito do aeroporto de Cleveland é bastante larga, podendo passar até mais de quatro carros lado a lado. O principal problema é a primeira curva, logo após a largada, que é um cotovelo bem fechado. Invariavelmente, acontecem acidentes logo após a bandeira verde.


É uma corrida que sempre vale a pena conferir. O Brasil não está de fora: está representado pelo bom piloto Bruno Junqueira, da equipe Dale-Coyne, outra remanescente da antiga F-Indy. Há também o sempre perseverante Roberto Pupo Moreno, que corre com o chassis DP01 da Pacifc Coast. Além dos carros, claro, algumas das coisas mais interessantes nos GPs da Champ Car são as Grid Girls... (foto ao lado).

O legal desta categoria é que ela se manteve com sua proposta de sair um pouco dos Estados Unidos e disputar corridas em outros países, como Bélgica (Zolder), Holanda (Assen), Austrália (Surfer´s Paradise) e até China (Zhuhai). Destaque também para Long Beach (foto no alto), circuito que já recebeu a Fórmula 1.

Na semana seguinte à corrida de Cleveland, acontece o GP de Mont-Trembland, no Canadá. Ao todo, o calendário tem 16 etapas.

Comentários

Postagens mais visitadas