Maratona de F1, IRL e Champ Car

A partir deste domingo, dia 24, e pelos próximos seis finais de semana, os amantes da velocidade das principais catgorias internacionais, poderão conferir uma verdadeira maratona de corridas na Fórmula 1, na Indy Racing League (IRL) e na Champ Car. Enquanto a Indy chega ao GP da Iowa, no Oeste dos Estados Unidos, a Champ Car chega a Cleveland. Apenas no dia 15 de julho não haverá prova da Champ Car. Um verdadeiro recheio de velocidade. Mas tem Fórmula 1 também: no dia 1º, acontece o GP da França, em Magny-Cours.

Vamos por partes: a Fórmula 1 tem sua oitava etapa do mundial em território francês, com Lewis Hamilton na liderança do Mundial de Pilotos, com 58 pontos, dez a mais que seu companheiro na McLaren, Fernando Alonso. Felipe Massa, da Ferrari, é o terceiro do mundial, com 39 pontos. Após o GP francês, a F1 volta na semana seguinte, dia 8, para a disputa do GP da Inglaterra, em Silvertone, que promete virar um caldeirão, caso Hamilton vença novamente na França.

Agora, a maratona: neste domingo, a IRL chega a Iowa para uma seqüência seguida de cinco GPs em cinco finanis semana. No dia 30 de junho acontece a etapa de Richmond. Dia 8 de julho, é a vez do GP em Watkins Glen, seguido por Nashville, dia 14. A maratona da IRL termina dia 22 de julho, com a realização do GP de Mid-Ohio. Neste certame, o escocês Dario Franchitti lidera, com 253 pontos. O brasileiro Tony Kanaan vem logo atrás, com 241. Os dois são companheiros na Andretti-Green.

Finalmente, a Champ Car. Na postagem anterior deste blog, foi comentado o GP de Clevelando, no curioso circuito do Aeroporto da cidade. Esta categoria terá, na verdade, quatro corridas em cinco finais de semana, e não cinco seguidas como foi dito antes. Vamos ao calendário: após Cleveland, acontece o GP de Mont-Trembland (Canadá), seguido da etapa de Toronto, também no Canadá, dia 8. Após uma semana de pausa, a categoria permanece em território canadense, para disputa do GP de Toronto, dia 22. Somente na semana seguinte, a Champ Car retorna aos Estados Unidos, para a disputa do GP de San José. Neste campeonato, a liderança do Mundial é do piloto francês Sebastien Bourdais, da Newman-Hass, com 105 pontos, seguido do australiano Will Power, da Team Australia, com 94. O melhor brasileiro (e o único que marcou pontos) é Bruno Junqueira, da Dale-Coyne, que está na 7ª posição, com 61 pontos ganhos.

Comentários

Postagens mais visitadas