Um domingo inesquecível

castroneves2ok

Hélio Castroneves chora após conquistar sua 3ª vitória em Indianápolis

Este domingo foi inesquecível para os pilotos brasileiros que correm no exterior. Nem tanto na Fórmula 1, onde o resultado acabou sendo o mais previsível: mais uma corrida, mais uma vitória de Jenson Button, cada vez mais líder e cada vez mais favorito para o título de 2009. Este domingo foi importante pela incrível 500 Milhas de Indianápolis, na Fórmula Indy, onde Hélio Castroneves superou os problemas com o fisco norte-americano para vencer e cravar seu nome na história. Também na F1, foi uma corrida importante: o Grande Prêmio de Mônaco, em Monte Carlo. Como são duas provas importantes – as maiores do ano de cada categoria – vamos analisar as duas, separadamente.

500 Milhas de Indianápolis

A corrida foi bem agitada, com muitos acidentes e bandeiras amarelas, como não poderia deixar de ser. Afinal, uma prova longa – cerca de 3 horas de duração – sempre traz muitos acontecimentos. Um deles foi o prematuro abandono do brasileiro Mário Moraes, que vinha em um excelente 7º lugar quando foi acertado pelo carro de Marco Andretti, logo no primeiro quarto de prova, de um total de 200 voltas.

Pela metade da corrida, surge o primeiro herói do fim de semana no oval: o brasileiro Vítor Meira. Durante uma parada de malsucedida, o carro pega fogo, com Vítor ainda sentado no cockpit. Os mecânicos são rápidos e o fogo, que partiu da mangueira de reabastecimento, não causou prejuízos ao carro. Desta forma, Vítor recolocou o volante e voltou para a corrida. Palmas pela persistência e coragem, afinal de contas o resultado poderia ter sido bem pior. Pena que no fim da corrida, ele se chocou com outro brasileiro, Rafael Mattos, e acabou deixando a prova.

Mas o acidente dos brasileiros deu a oportunidade de bandeira amarela que Hélio Castroneves precisava. Na relargada, partindo do segundo lugar, deixa o norte-americano Scott Dixon para trás e toma-lhe a primeira posição, para não perder mais. Uma vitória de quem soube dar a volta por cima, em meio à acusações de sonegação de impostos. Com isso, Castroneves passa a ser o brasileiro com maior número de vitórias em Indianápolis, totalizando agora, três. Ele havia vencido outras duas vezes. Gil de Ferran venceu uma vez e Emerson Fittipaldi, duas. Esta vitória de Castroneves torna-se ainda mais importante se levar em consideração que o circuito de Indianápolis completa, neste ano, 100 anos de sua construção e realização da primeira edição das 500 Milhas.

Grande Prêmio de Mônaco

Boa corrida, mas um tanto óbvia. Largando da pole-position, em um circuito tão difícil de ultrapassar, como é o de Monte Carlo, Jenson Button deixou todo mundo comendo poeira, inclusive o seu companheiro de equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, na Brawn. Button venceu com folgas, e Rubinho terminou em segundo.

Palmas para o bom desempenho da Ferrari, que parece estar se reencontrando. Kimi Raikkonen terminou em 3º lugar e Felipe Massa, na 4ª posição. Já Nelson Piquet Jr., sofreu com a barbeiragem de Sebastian Buemi, que o acertou por trás quando fazia boa corrida. Tremenda falta de sorte.

A vitória de Button, a 5ª em seis corridas disputadas, o coloca como líder forte do campeonato e o torna cada vez mais dífícil de ser alcançado. A pergunta que fica é: em qual corrida Button conquistará o título de 2009?

Comentários

Postagens mais visitadas