Senna, 15 anos depois, ainda é ídolo

sennaok

Ayrton Senna, um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, continua vivo na memória dos brasileiros, mesmo 15 anos após sua morte, que se completa exatamente hoje. Uma pesquisa realizada pelo Ibope, com 390 jovens com idade entre 15 e 19 anos, mostra que o tricampeão ainda é o ídolo de 31% dos meninos e de 26% das meninas, superando outros ídolos atuais do esporte como Kaká, do Milan-ITA, e do piloto da Ferrari, Felipe Massa.

Uma década e meia depois, os pilotos da equipe Medley, da Stock Car, farão uma justa homenagem ao campeão na etapa de Brasília deste domingo. Os carros virão com uma mensagem de reconhecimento da importância de Senna para o esporte brasileiro.

Ayrton Senna foi tricampeão do mundo, em 1988, 90 e 91, e foi vice outras duas vezes, em 1989 e 93, todos com um McLaren. Em 1º de maio de 1994, Senna morreu em um acidente com seu Williams, durante o GP de San Marino. Durante muito tempo, Senna foi o recordista de pole positions, ao obter 65 poles. Foi superado só nesta década por Michael Schumacher, que obteve 66.

“As vitórias, os recordes, a morte trágica, tudo isso ajudou a construir e ampliar o mito”, diz o piloto da Medley, Xandinho Negrão, que ocupa a 8ª colocação na classificação geral da principal modalidade do automobilismo nacional.

O outro piloto da equipe, William Starostik, ainda tem bem forte na memória o acidente na Curva Tamburello.

“Eu estava em casa assistindo à corrida, como sempre fazia. A exemplo de todos os brasileiros, senti demais a morte do Ayrton. Ele foi um exemplo de talento, garra e determinação, de um piloto que nunca estava satisfeito com o que conquistava e sempre tentava se superar”, lembra Starostik, que espera encerrar o jejum de pontos no anel externo da Capital Federal.

A corrida deste domingo em Brasília será a terceira do calendário de 12 etapas – as oito primeiras valendo como seletiva e classificando os 10 melhores para os playoffs decisivos das quatro últimas. A pista será aberta na sexta-feira para a realização de duas baterias de treinos livres de 30 minutos para os dois grupos de 16 carros.

Comentários

Postagens mais visitadas