O fim do reabastecimento

Em mais uma tentativa para reduzir os custos – ainda muito altos – da Fórmula 1, a FIA decidiu voltar a proibir o reabastecimento durante os pit stops, já a partir do ano que vem. O que isso significa, na prática? Muita coisa.

A começar pelas estratégias das corridas. A partir de agora, as equipes terão de pensar em uma quantidade certa de combustível para durar uma prova inteira. E terá de ser muito bem pensada, senão o piloto poderá sofrer a chamada pane seca, quando lhe falta a gasolina no tanque para completar a prova.

Outro ponto importante, é o tempo do pit stop. Hoje, incluindo os reabastecimentos, o tempo da troca de pneus e da entrada e saída dos boxes, o piloto perde algo em torno de 20 a 30 segundos. Levamos em conta, um reabastecimento de 8 segundos, mais 8 segundos de entrada e saída dos boxes e mais 4 segundos de troca de pneus. Isso tudo, na melhor das hipóteses. E em um esporte como a F1, em que milésimos de segundos podem fazer a diferença, perder 30 segundos de parada nos boxes, realmente é um prejuízo terrível. Ainda mais se levar em conta a limitação de velocidade no pit lane.

Outro ponto importante: todos os carros começarão a prova mais pesados, devido ao tanque de combustível que estará lotado no início da prova. A medida que a corrida vai passando, os carros vão ficando mais leves. A velocidade aumenta e a disputa também, já que são os carros velozes que mostram quem tem o melhor equipamento.

Vai ser bom para a Fórmula 1. Desde que o reabastecimento foi reimplantado na F1, em 1994, muitas coisas mudaram. A estratégia foi a principal delas. Conseguir a ultrapassagens nos boxes, às custas de um melhor reabastecimento com relação ao adversário, tornou-se algo corriqueiro e o esforço do piloto em tirar a diferença com relação ao adversário que está a sua frente, na mão, deixou de existir. Além disso tudo, os custos diminuirão sensivelmente e a segurança nos boxes também.

É. Depois do retorno dos slicks, temos agora o retorno das paradas para troca de pneus, estritamente. Vai ser divertido de se ver.

Comentários

Postagens mais visitadas