O bom e velho Cosworth retorna

Pouca gente sabe, mas o motor Cosworth, que será utilizado pela Williams nesta temporada da Fórmula 1, é um dos mais tradicionais propulsores da categoria. E por isso mesmo, ele é um dos mais confiáveis. Entretanto, eles estavam afastados desde 2006.

O modelo a ser utilizado pela equipe inglesa neste ano é o CA2010 V8. O gerente geral da Cosworth na Fórmula 1, Mark Gallagher, explicou que a preocupação principal dos testes realizados nesta semana em Valência, na Espanha, era de ver a durabilidade e confiabilidade dos propulsores.

“O fato de Rubens (Barrichello) e Nico (Hulkenberg) terem completado mais de 1.200 quilômetros mostrou que a nossa confiança com o motor estava em linha com nossas expectativas”, explicou.

Mas a última vitória ocorreu em 2003, quando Giancarlos Fisichella venceu o GP do Brasil daquele ano, com um Jordan-Cosworth.

Entre 1967 e 2006, os Cosworth foram responsáveis por:

- 176 vitórias, incluindo todas as corridas disputadas entre 1969 e 1973, incluindo três campeonatos de pilotos consecutivos no começo dos anos 80;

- Dez títulos de construtores, incluindo as memoráveis perfomances da Lotus nos anos 60 e 70, além das primeiras vitórias da Williams, entre 1979 e 80;

- 13 campeonatos de pilotos: grandes pilotos já foram campeões com os Cosworth, como Graham Hill, Jackie Stewart, Mario Andretti, Nelson Piquet e Michael Schumacher.

Comentários

Matheus Gagliano disse…
Aline,

Obrigado pela correção. Confundi os Nicos..hehe

Abraços

Postagens mais visitadas