Indy em SP: sob risco?

Veja esta matéria abaixo, publicada ontem, no site da ESPN Brasil:

Irritado com Indy em São Paulo, Ecclestone quer reprovação da pista

Mandatário da Fórmula 1, Bernie Ecclestone não gostou nada da realização de uma prova da Indy em São Paulo, no dia 14 de março. De acordo com a Folha de São Paulo desta quarta-feira, o dirigente tem trabalhado nos bastidores para que a disputa não tenha a chancela da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e, consequentemente, da Confederação Brasileira da modalidade (CBA).

Ecclestone estaria irritado com o fato de não ter sido consultado quando a Indy paulista era apenas uma possibilidade, além de não aprovar a realização de corridas das duas principais categorias de monopostos no mundo em uma mesma cidade. Devido a uma cláusula no contrato com a Fórmula 1, o autódromo de Interlagos não pode ser usado pelos carros do campeonato norte-americano - no Mundial 2010 da Fórmula 1, a disputa verde-amarela será realizada no dia 7 de novembro.

Duas semanas após o Carnaval, Charlie Whiting, delegado de segurança da FIA, fará uma vistoria na pista do Anhembi. Caso o traçado, de fato, não seja aprovado, a Indy não contará com o suporte da entidade e da CBA. "A palavra final é da FIA. Se ela não aprovar a pista, não poderemos estar presentes. Mas estamos torcendo e batalhando para que tudo corra bem", afirmou Cleyton Pinteiro, presidente da CBA.

Se a CBA ajudar oficialmente a Indy em São Paulo sem o aval da FIA poderá ser suspensa, prejudicando uma série de categorias verde-amarelas. A organização da prova no Anhembi, entretanto, minimiza a possibilidade de reprovação do traçado.

"O técnico contratado para fazer o traçado e acompanhar as obras da pista conhece bem todas as exigências da FIA", comentou Daruiz Paranhos, coordenador-geral da prova. De acordo com ele, mesmo que a aprovação não venha daqui a duas semanas, haverá tempo para que os erros sejam corrigidos e a pista liberada.

Comentários – Este é um risco considerável e real. Afinal, Bernie Ecclestone nunca escondeu de ninguém que ele é o dono da Fórmula 1 e tem poderes plenos dentro da FIA. Além disso, ele fará de tudo para que sua categoria permaneça suprema. A organização da Indy 300 São Paulo deveria ter se precavido contra este problema.

Ter a F1 e a F-Indy em uma mesma cidade realmente é uma primazia para qualquer país do mundo, mas esta é uma crise que precisa ser bem administrada para que o automobilismo brasileiro pague o preço. Vai ser complicado!

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