Indy: circuito paulistano terá maior reta

 

tracadoindySPok

O circuito de rua do Anhembi, em São Paulo, que receberá a etapa de abertura da Fórmula Indy em 2010, terá a maior reta da categoria. Ela passa pela Marginal Tietê e terá 1,5 quilômetro de extensão.

“Na verdade, é a reta mais longa em que a Fórmula Indy já correu”, anotou Tony Cotman, engenheiro responsável pela concepção do traçado paulistano.

De acordo com o neozelandês, as velocidades alcançadas pelos carros deverão chegar aos 310 km/h, “dependendo do downforce dos carros”, ressaltando a importância das configurações aerodinâmicas - inclinação das asas dianteiras e traseiras - dos bólidos da categoria, equipados com motores V8 de 3,5 litros e que desenvolvem 650 cavalos de potência.

“Geralmente, quanto menos pressão aerodinâmica o carro carregar, mais rápido ele será nas retas, mas os pneus se desgastarão com mais rapidez; com mais downforce, mais lento será nas retas, mas melhor nas curvas e o piloto conseguirá conservar melhor os pneus. Será um equilíbrio delicado para as equipes, e é isso o que leva a uma corrida interessante e disputada”, afirmou.

Segundo o projetista, a reta do circuito que receberá a São Paulo Indy 300 é maior que a dos superovais - casos de Indianápolis e do Texas Speedway. Ele acredita que, por causa disso, haverá um aumento das chances de ultrapassagem. "Muitas retas não são longas o suficiente para uma ultrapassagem, mas nesta o carro à frente vai fazer um grande ‘buraco’ no ar atrás de si, enquanto os carros que vierem em seguida terão a vantagem do vácuo para tentar ganhar a posição", explicou.

Entre a Curva do Tietê, que leva os carros à pista da Marginal, e a Curva da Vitória, que dá acesso à linha de chegada, são 1.500 metros. Cotman conta que nos desenhos preliminares do circuito havia uma chicane (curva em forma de S) para reduzir a velocidade dos carros. O projetista, no entanto, conta que a decisão de abandoná-la foi a mais acertada em prol da competição. "A chicane foi retirada porque acredito que o circuito deverá proporcionar uma corrida mais excitante sem ela", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas