As apostas da Brawn



A corrida de hoje mostrou um fato irrefutável à Brawn GP: a equipe já não tem a superioridade tão destacada do início do campeonato da Fórmula 1. A Red Bull chegou pra valer a já consegue ser uma baita adversária para o time inglês. Os carros das bebidas energéticas conseguiram, em duas corridas, duas dobradinhas seguidas. Tudo isso é para pensar: será que chegou a hora da Brawn priorizar a vantagem de Jenson Button? Rubens Barrichello deve pôr as barbas de molho, pois com a superioridade da Brawn virando pó, é bem provável que o chefão Ross Brawn pense em administrar a vantagem de Button para assegurar o título daqui para a frente.

Além disso, disputas internas de títulos mundiais, historicamente, sempre trazem prejuízos para as equipes em questão. Veja a Williams em 1986: brigas entre Nelson Piquet e Nigel Mansell fizeram com que o time perdesse o título para Alain Prost, com a McLaren. O exemplo mais recente disso aconteceu em 2007, quando o racha entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, da McLaren, fizeram com que o campeonato caísse no colo de Kimi Raikkonen, com a Ferrari.

Ross Brawn sabe de tudo isso, afinal já é macaco velho na F1. Vê a vantagem de seus carros virar poeira e com certeza fará tudo ao seu alcance para não perder o caneco. O pior é que Rubens Barrichello é quem vai pagar o pato pela perda de terreno em relação à Red Bull. A tendência é que Jenson Button tenha toda a equipe trabalhando para ele a partir de agora.

Rubens Barrichello até tem carro para ser campeão. Mas até aqui, quase na metade do certame, perdeu a chance de mostrar que poderia ter sido um candidato direto ao título. Hoje é o 4º colocado entre os quatro melhores e ainda não venceu. Tudo isso pesa e poderá ser o maior adversário de Barrichello nas próximas rodadas. Se a reação não vier logo, dará motivos cada vez mais concretos para que Ross Brawn escolha Button como seu "piloto da vez".

Comentários

Postagens mais visitadas