Próxima parada: Silverstone

No domingo, dia 8, a Fórmula 1 volta para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone, que tem extensão de pouco mais de 4 quilômetros. A corrida terá 70 voltas e a largada acontece a partir das 9 horas, horário de Brasília. A grande expectativa é pela atuação de Lewis Hamilton, da McLaren, que faz sua primeira corrida de F1 em casa.

Para deixar a torcida inglesa ainda mais fanática, há o fato de Hamilton ser o líder do Mundial de Pilotos, com 64 pontos, 14 a mais que o vice-líder, o espanhol Fernando Alonso, seu companheiro na McLaren. Mas a McLaren não terá trabalho fácil pela frente, já que a Ferrari recuperou a desvantagem dos últimos GPs e voltou com força à luta pelo Mundial de Construtores.

O circuito de Silverstone tem uma história interessante. Durante a guerra, ela serviu como pista de treinamento para os pilotos da Força Aérea Inglesa e foi o palco do primeiro GP do primeiro campeonato oficial de F1, disputado em julho de 1950.

Nos anos 70, Silverstone se revezava com Brands Hatch como palco da etapa inglesa da categoria. Foi também lá que, em 1975, Emerson Fittipaldi conquistou sua última vitória, com McLaren. No ano seguinte, Emerson se transferiu para a Copersucar, equipe brasileira mas que não lhe deu chances de vencer corridas.

O circuito ficou famoso no início da década de 80 também pelo apelido de "Silvastone". Explica-se: na época Ayrton Senna corria na Fórmula 3 inglesa, que tinha em Silverstone muitas etapas disputadas. Senna ganhou tanto em Silverstone que a imprensa inglesa da época, que o chamada de Ayrton da Silva, logo fez uma brincadeira com o nome do brasileiro e do circuito.

Em 1991, a pista passou por reformas para sobreviver às mudanças na categoria. Perdeu algumas retas e ganhou algumas chincanes, mas ainda é uma pista bastante sinuosa.

Comentários

Postagens mais visitadas