F-Indy: o retorno de uma categoria



Uma notícia divulgada hoje, com certeza empolgou quem gostava da antiga Fórumla Indy: a provável reunificação dos organizadores da Champ Car com os da Indy Racing League. Com isso, a Fórmula Indy, que se rachou em duas, poderá voltar a ser só uma ao longo deste ano. O motivo, é a perda de público para a Nascar.

Isto é uma prova de que nem sempre a divisão traz bons frutos. Até 1996, só existia uma F-Indy. Mas desentendimentos fizeram com que Tony George, proprietário do autódromo de Indianápolis, criasse uma outra categoria à parte da Cart - na época, organizadora da categoria. George criou sua própria F-Indy, denominada de IRL, e levou junto as 500 Milhas de Indianápolis.

A F-Indy da Cart tentou, sem sucesso, organizar uma outra prova em substituição às 500 Milhas. Foi batizada de US-500, disputada no circuito de Michigan. Mas o novo evento não vingou e se tornou um fracasso.

Depois disso, a Cart faliu e a Champ Car e a IRL brigaram na justiça para ver quem tinha o direito de usar o nome Fórmula Indy. Na época as duas usavam. A IRL acabou vencendo e a Champ Car, ou seja, o que sobrou da velha Fórmula Indy, foi sucateando-se aos poucos.

Agora, para tentar recuperar o prestígio perdido, as duas "inimigas" ensaiam um retorno. Bom para o automobilismo.

Comentários

Postagens mais visitadas