Coulthard, o veterano


No dia em que a Red Bull lança o seu carro para a temporada, não há como deixar de lado outro fato relevante: a longevidade da carreira de um de seus pilotos, o escocês David Coulthard. Só pelo tempo que está na Fórmula 1 - esta é sua 14º temporada - Coulthard merece destaque.

A história do piloto na Fórmula 1 começou em 1993. Naquele ano, ele começou a fazer os seus primeiros testes na Williams, então equipada com motor Renault e imbatível - a equipe tinha levado Alain Prost ao tetracampeonato em 93. No ano seguinte, Coulthard assinou como piloto de testes.

Quis o destino que a chance de Coulthard chegasse antes que ele mesmo esperasse. Com a morte de Ayrton Senna, então piloto da Williams, em 1994, o escocês foi promovido para piloto de provas e estreou no GP da Espanha. Na Williams, Coulthard ficou até o fim da temporada seguinte.

Em 1996, ele assinou com a McLaren, e foi o responsável por quebrar, no ano seguinte, o jejum de vitórias do time inglês, que naquela época se arrastava desde 93, quando Senna ganhou sua última corrida.

O auge da carreira de David foi mesmo na McLaren. Só que o fator sorte pesou mas para o seu companheiro, Mika Hakkinen, que foi campeão duas vezes: em 1998 e 99. Mika também foi vice em 2000. Em 2001, Coulthard chegou a ter chances de título, mas esbarrou no apetite de títulos de Michael Schumacher, da Ferrari.

Em 2005, Coulthard chega a Red Bull, com uma performance que fez dele a promessa que não chegou a ganhar títulos. Como o tempo passou o bastante, é difícil que Coulthard ainda seja campeão. Mas é um piloto que marcou época, sem dúvida alguma.

Comentários

Postagens mais visitadas