Volta dos 107%: uma boa idéia



Há tempos, a Fórmula 1 não passava por um estranho fenômeno: ter no grid carros superveloses e outros, tão lentos que parecem quase parar. Pela ausência deste fenômeno, a pré-qualificação foi abolida bem como a regra dos 107%. Esta última estará de volta no próximo ano. Mas o que significa? Significa que o piloto que fizer um tempo 107% acima do registrado pelo pole-position, no treino de classificação, ficará fora da corrida. Assim, carros bem lentos podem nem mesmo alinhar para a largada.

O retorno desta regra é uma boa idéia, já que temos equipes novas - Virgin, Lotus e HRT - com carros tão lentos que chegam a dar dó. Isso cria um perigo para outros como McLaren e Ferrari, que precisam redobrar o cuidado ao passar pelos bólidos das três equipes já citadas.

Já as equipes novas, precisarão se aplicar mais para desenvolver bons carros para não ficar de fora do grid. No fim das contas, o grid voltará a encolher de 26 para 22 carros, no máximo. Bom para a segurança e ruim para quem gosta de um grid cheio.

Mas é uma boa idéia. Afinal, será uma disputa interessante para ver quem não ficará de fora. Acredito, aliás, que já poderia ser adotada já nesta atual temporada. Como não dá mais, fica para 2011.

Recordar é viver - A temporada de 1988 bateu o recorde de número de pilotos e equipes inscritos. Foram, nada menos que 39 pilotos de 20 equipes. Já imaginou se todos eles estivessem na corrida? Na época era adotada a regra da pré-qualificação.

Comentários

Postagens mais visitadas