Aos 55 anos, campeão dos anos 80 estréia no Rally dos Sertões



O Rally dos Sertões de 2010 trará uma novidade: a estréia do paranaense Luiz Otávio Paternostro na categoria Super Production. Aos 55 anos, Paternostro correrá com uma moto KTM 450 e terá entre os adversários na principal divisão do segundo rali mais importante do mundo ninguém menos que o espanhol Marc Coma, bicampeão do Dakar. No sábado, Pater seguirá para Goiânia, onde as disputas da 18ª edição da prova começarão na próxima quarta-feira.

Pater - como é conhecido - levará para os quase 4.500 km de percurso entre a capital goiana e Fortaleza, palco do encerramento da competição no dia 20, a longa e vitoriosa experiência em séries de turismo no automobilismo brasileiro. Foi campeão de Fiat, Passat e Endurance na década de 80. Acredita que a bagagem em corridas de longa duração poderá ser útil em seu batismo no Rally dos Sertões. "Em provas de resistência, o fundamental é manter a média mais alta possível até o final", ensina Pater, que correu pela última vez nas pistas nas Mil Km de Interlagos de 2008.

Embora calouro, Pater - tio e empresário de Giuliano Losacco, bicampeão da Stock Car e um de seus pilotos na Pater Racing no Trofeo Linea - sabe perfeitamente em que terreno estará pisando. No ano passado, foi 8º colocado no geral e 2º na categoria Production do Rali da Amazônia e recentemente, já na Super Production, conquistou um expressivo 4º lugar nessa categoria no RN 1.500, no Rio Grande do Norte. "Já fiz dois mini-Sertões e não vi dificuldades. Na verdade, o maior problema é encontrar o ritmo, já que serão 10 dias de duro desafio físico. Além disso, é preciso cuidado com a navegação, já que um erro pode custar muito em termos de tempo", observa.

Em 2009, já antecipando a presença na prova deste ano, Pater fez quatro dias de treinos no deserto do Jalapão, em Tocantins, um dos pontos de passagem da caravana de motos, quadriciclos, carros e caminhões. Se o roteiro oficial só será conhecido pelos pilotos no momento da largada, Pater já tem pelo menos uma boa noção do piso que encontrará num dos trechos mais difíceis da prova. "De qualquer forma, meu objetivo é claro: chegar até Fortaleza e receber a bandeirada. Depois, a gente vê o que acontece", diz Pater, que defenderá a equipe Bike Box com a retaguarda da Off Rush e patrocínio da Flash Power.

Comentários

Postagens mais visitadas