Trabalho de equipe: parte fundamental nas corridas


O trabalho de equipe é uma característica importante do automobilismo, embora seja um esporte onde um piloto compete contra o outros. Mas a estratégia em equipe é importante para os pilotos Cristiano Federico e Caio Lara, que competem com Ferrari na GT Brasil, na categoria GT4. A equipe ATW/BVA/R3MZ, que também tem o Aston Martin(foto acima) de Marcelo Losasso e Osvaldo Federico, se fundamenta no competente grupo comandado pelo chefe da escuderia, Almerio Cesário, mais conhecido como Trinca,que trabalha, e muito, nos bastidores, seja nos finais de semana de corrida, seja naqueles em que não existe movimentação nos autódromos.

Por trás dos quatro pilotos está um competente grupo de especialistas que cuida da estrutura de toda a escuderia, que vai desde a montagem dos belos boxes até o acerto dos dois carros e a estratégia nas corridas. Esse pessoal da Engemakers é composto em boa parte por estudantes de engenharia da Universidade Tuiuti, de Curitiba, capital do Paraná. Sob o comando do engenheiro Rodolfo Perdomo, o Lolo, os engenheiros e estudantes trabalham com muita determinação.

"Os alunos da faculdade aprendem na prática com as corridas e aplicam o khow how na organização e na estrutura da ATW/BVA/R3MZ", explica Lolo, um argentino com coração verde e amarelo e que realiza um trabalho inédito no Brasil e na América do Sul.

No total, Lolo comanda vários técnicos, entre engenheiros e especialistas em outras funções. Com a experiência de também já ter trabalhado no Troféu Línea com o piloto Thiago Camilo, Lolo é coordenador de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti.

"Com esse trabalho tentamos ensinar, na prática, engenharia aos alunos através da competição de alguns dos carros de corrida mais cobiçados do mundo, como a Ferrari e o Aston Martin. Nosso objetivo é inserir os alunos nesse mundo", diz Lolo.

Todos estão com o foco direcionado para a etapa, a ser disputada no próximo sábado e domingo em Interlagos, capital paulista. Esta será a sexta rodada dupla da GT, que nas cinco primeiras teve um descarte definido, assim como acontecerá na segunda e última parte. Cristiano Federico e Caio Lara têm 19 pontos de vantagem para a dupla vice-líder, formada por Fábio Greco e Valter Rossete (Maserati), o campeão da categoria na temporada passada.

O terceiro posto é ocupado por Alan Hellmeister e Sérgio Laganá (Ferrari), com 132 pontos. Até o final da temporada, marcado para dia 18 de dezembro, em Interlagos, estarão em disputa 200 pontos, com um descarte obrigatório de pontos marcados na segunda fase.

A equipe ATW/BVA/R3MZ tem o patrocínio do Banco BVA, La Rioja, Dubai Motors, Ultracenter, Hooters Brasil, Red Nose, WS Adesivos e Clínica de Cirurgia Plástica Rodrigo Federico.

Comentários

Postagens mais visitadas