Sertões: Klever garante título na Etanol


A etapa final do Rally dos Sertões confirmou na última sexta-feira (19), em Caucaia, no Ceará, a última da competição, o título de com Klever Kolberg e Flávio Marinho de França, sendo o segundo título seguido da dupla na categoria Etanol.

Klever e Flávio ocuparam a liderança do Sertões em sua categoria durante a sexta etapa, na entrada do Jalapão, entre Porto Nacional (TO) e Lizarda (TO). Entretanto, a dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, da equipe oficial da Mitsubishi, retomou a ponta até a penúltima especial da competição. Foi quando, entre Teresina (PI) e Sobral (CE), os paulistas enfrentaram problemas e deixaram a condição de líderes.

A especial final, de 83 quilômetros cronometrados, não foi fácil. "Administramos o ritmo, mas vou te falar... Foi difícil. Era bastante esburacada, e contrariou as expectativas gerais de que a última etapa seria mais leve. Não foi, e quase que o resultado do Sertões muda nos quilômetros finais", lembrou Kolberg, que agora soma quatro títulos no segundo maior rali do planeta - foi campeão geral em 1997 e 1998 tendo André Azevedo como navegador, e no ano passado foi campeão da recém-criada categoria Protótipos Etanol, já ao lado de Flávio Marinho de França.

No geral, o título ficou com a dupla formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, com o Lancer Evolution, seguido do BMW X3 de Paulo Nobre (Palmeirinha) e o português Filipe Palmeiro. "Eram duas espaçonaves na nossa frente, carros com anos de desenvolvimento e também com ótimos pilotos e navegadores", elogiou. "Mas apostamos na proposta do carro a etanol, um conceito mais barato, que prepara melhor a mão-de-obra daqui e possibilita aos competidores buscar uma evolução de seu equipamento a custos mais realistas, inclusive já exportando esta tecnologia", apontou.

Desde 2010, Kolberg tem se voltado para a tendência dos combustíveis mais limpos em competições. Foi um dos colaboradores na criação da categoria Experimental no Dakar de 2010, quando foi o primeiro piloto da história da competição a fazer todo o roteiro da prova usando o etanol como combustível. Incentivou também a criação da categoria Etanol no Sertões, apostando em uma proposta mais sustentável. "Tão sustentável que até o nosso carro é reciclado", brincou. "Fizemos algumas evoluções em relação ao ano passado - todos fizeram - mas a ideia e o carro permaneceram os mesmos", disse.

Confira o resultado extra-oficial da décima etapa (os seis primeiros):
1-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 1h06min24s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 1h08min11s
3-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 1h08min47s
4-) João Franciosi/Rafael Capoani - 1h09min01s
5-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 1h10min19s
6-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 1h11min52s

Classificação final da categoria Protótipos Etanol:
1-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França
2-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi
3-) Luis Nacif/Humberto Ribeiro
4-) Luiz Aguiar/Sergio Bessa
5-) Leandro Torres/Henrique Arena
6-) Mauro Schenekengerg/Rodrigo Mello
7-) Jorge Sawaya/Joaquim Bicudo
8-) Marcos Cotton/Eduardo Costa
9-) Cleber Rodrigues/Eduardo Rebouças

Acumulado final (os cinco primeiros):
1-) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad - 29h23min39s
2-) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro - 29h47min37s
3-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 30h06min23s (18min46 / 42min44s)
4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 31h36min51s
5-) Luis Stédile/Deco Muniz - 32h47min33s

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