Por que não o etanol?


Fico pensando em 2013. Novos motores vêm por aí a Fórmula 1 fará mudanças de olhos nas adaptações para os problemas relacionados ao Meio Ambiente. Sinal dos tempos. As mudanças são estas: os motores turbos estão de volta, mas eles devem ser híbridos – movidos à gasolina durante as provas – mas à eletricidade, à base do famigerado kers, quando estiver nos pits.

Será que isso não é paliativo? A Fórmula Indy adotou o motor movido a metanol na década de 90 e hoje já adota os propulsores movidos a etanol – o nosso bom e velho álcool combustível.

A F1 alega que a eletricidade cortará muitos custos com a gasolina durante os pit stops. Mas creio que o etanol sairia muito mais barato. E mais eficientes com o meio ambiente.

Por outro lado, é complicado banir de vez a gasolina da F1. A indústria do petróleo não iria gostar nada, já que os lubrificantes – derivados – têm presença maciça nas corridas.

Comentários

Speedblog disse…
Fala Matheus!

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Esperamos que gostem!
Speedblog disse…
Os biocombustíveis não podem ser descartados dessa forma, mesmo. Um etanol aditivado da Shell chegou ao Brasil recentemente e é o combustível oficial da Fórmula Future, categoria criada por Massa.

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