Por que não o etanol?

Fico pensando em 2013. Novos motores vêm por aí a Fórmula 1 fará mudanças de olhos nas adaptações para os problemas relacionados ao Meio Ambiente. Sinal dos tempos. As mudanças são estas: os motores turbos estão de volta, mas eles devem ser híbridos – movidos à gasolina durante as provas – mas à eletricidade, à base do famigerado kers, quando estiver nos pits.
Será que isso não é paliativo? A Fórmula Indy adotou o motor movido a metanol na década de 90 e hoje já adota os propulsores movidos a etanol – o nosso bom e velho álcool combustível.
A F1 alega que a eletricidade cortará muitos custos com a gasolina durante os pit stops. Mas creio que o etanol sairia muito mais barato. E mais eficientes com o meio ambiente.
Por outro lado, é complicado banir de vez a gasolina da F1. A indústria do petróleo não iria gostar nada, já que os lubrificantes – derivados – têm presença maciça nas corridas.
Comentários
O Speedblog está promovendo uma promoção para os aficcionados em F1, como nós... A primeira versão 2010 do Quiz Speedblog está no ar: teste seus conhecimentos sobre automobilismo e concorra a uma camiseta exclusiva do Shell V-Power Etanol. O jornalista Mair Pena Neto não facilitou na elaboração das perguntas! Responda por e-mail ao quiz no Speedblog e comprove sua paixão pela F1.
Para participar, acesse: http://www.speedblog.com.br/blog.html.post-805
Esperamos que gostem!