Stock Car: Ricardo Maurício é o campeão

O piloto Ricardo Maurício é o novo campeão da Stock Car 2008. Mesmo sem vencer e chegando em 15º lugar, Maurício conquista o título com dois pontos a mais do que seu principal adversário, Marcos Gomes, que abandonou a etapa disputada em São Paulo, antecipando a conquista do título. A vitória da etapa ficou com Thiago Camilo.

Mal colocados no grid – Maurício era o 21º e Gomes, o 32º -, os duelistas atraíram todos os olhares do público paulistano. A corrida, no entanto, foi interrompida pela bandeira amarela logo na primeira volta, por causa do acidente na reta dos boxes envolvendo Norberto Gresse Filho e Felipe Maluhy. O carro de Gresse pegou fogo e os trabalhos das equipes de resgate levaram seis voltas. Sem saber da entrada do safety car, Maurício acabou batendo forte na traseira do carro de André Bragantini.

"Fiquei preocupado porque não sabia qual a extensão dos danos. Tive de perguntar pelo rádio como estava o meu carro, porque eu mesmo não via. Depois disso, passei a perder muita velocidade em reta", explicou Maurício.

Mas as chances de Gomes aproveitar o acidente com Maurício terminariam logo depois. Depois da relargada, ele foi obrigado a praticamente parar para não acertar Nonô Figueiredo, que estava atravessado na Curva do Laranjinha. Em conseqüência, foi fortemente atingido por trás por Guto Negrão. Pouco depois de parar para o reabastecimento e troca dos quatro pneus, Gomes recolheu o carro à garagem e desistiu com o câmbio danificado.

Sem o único rival na pista, Maurício – mesmo com a carenagem danificada – começou a comemoração dentro do cockpit. "Meu engenheiro me chamou pelo rádio para me avisar que eu já era campeão. Aí, foi só manter a concentração nas 10 voltas que restavam. Parecia que a corrida não acabaria mais", comentou Maurício.

"Nossa estratégia era de marcação total em cima do Marquinhos. Se ele trocasse pneus, também trocaríamos. Para azar dele, o câmbio acabou quebrando", completou.

Entretanto, com 29 anos, Maurício ainda espera a definição da Medley sobre a dupla de pilotos para 2009. Com contrato até o final da próxima temporada, Gomes está garantido. Mas Maurício fez questão de destacar o trabalho da equipe.

"Foi uma temporada brilhante, desde o início. Acho que conseguimos um acerto muito bom para esses pneus que estrearam em 2008. Só neste fim de semana é que as coisas não deram certo. Tive problemas com as pastilhas de freio", lembrou.

No pelotão da frente, beneficiado por uma passagem pelos boxes por excesso de velocidade no pit lane na parada para reabastecimento do pole e líder Cacá Bueno, Thiago Camilo – quarto no grid - conquistou sua segunda vitória no ano. O pódio foi completado por Ricardo Sperafico e Ingo Hoffmann, que encerrou uma memorável carreira de 12 anos e 12 títulos na Stock Car com um honroso terceiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas