Uma vitória para o Comendador

Como já postado anteriormente neste blog, o circuito de Monza na Itália, guarda histórias interessantes da Fórmula 1. Uma das mais marcantes aconteceu na temporada de 1988, já que foi dentro de um contexto todo especial, após um fato ruim para a Ferrari, "dona da casa".

É em Monza que os "Tifosi" realmente lotam as arquibancadas. O mesmo acontece em San Marino, mas neste circuito, por ser o GP da Itália oficial, acaba tendo uma atenção maior. Naquele ano de 88, a Ferrari perdeu seu fundador e maior nome, o Comendador Enzo Ferrari, então com quase 90 anos.

A morte do Comendador foi um baque para a Ferrari, em uma temporada já ruim para a equipe, amplamente dominada pela McLaren. Vale lembrar que naquele ano a equipe de Ayrton Senna e Alain Prost venceu 15 das 16 corridas do ano.

Enzo Ferrari morreu na semana em que o GP da Itália foi disputado. Esta corrida foi a primeira após sua morte. As McLaren eram favoritas. Mas Senna teve um acidente bobo com o piloto da Williams, Jean-Louis Schelesser, que acabou detonando com suas chances de vitória. Prost também abandonou com problemas no carro.

Como que em uma homenagem ao fundador, os deuses do automobilismo permitiram que Gerhard Berger e Michele Alboreto, da Ferrari, ficassem com o 1º e 2º lugar a poucas voltas do final. A vantagem em relação aos outros competidores foi administrada e a Ferrari conseguiu, justamente na Itália, a única vitória do ano e ainda por cima com dobradinha e interrompendo a seqüência de vitórias da McLaren. Uma corrida memorárvel.

Veja abaixo os melhores momentos deste GP. Vídeo em inglês.

Comentários

Postagens mais visitadas