Equipe brasileira da Nascar confirma piloto paulista




O brasileiro Carlos Iaconelli será o outro piloto da equipe X Racing Team para a temporada 2012 da K&N Pro Series East, divisão de acesso da Nascar. Ele vai correr ao lado do mexicano Daniel Soares. Com 24 anos, o piloto nascido em São Paulo possui uma carreira bastante rica em experiências, sempre no automobilismo de alto nível, destacando-se como um dos jovens brasileiros mais promissores das últimas décadas. Após chegar às portas da F-1, competindo na GP2, decidiu mudar o perfil da carreira e continuar a atuar como piloto profissional, desta vez no mercado norte-americano.

"Fizemos um teste com o Iaconelli no final do ano passado e tudo andou tão bem que já o convidamos para fazer uma corrida em Phoenix. Ele mostrou uma evolução muito rápida e uma integração perfeita com a equipe", destaca Geraldo Rodrigues, dirigente da X Team Racing, única equipe brasileira da Nascar. "Tudo isso fez com que o convidássemos também a compor nossa equipe em 2012. Nossa equipe acredita que, como em todas as categorias por onde passou, ele vai brigar por vitórias. Na corrida que fizemos juntos em 2011, Iaco foi competitivo desde o começo. E essa é a marca registrada do bom piloto: ele se destaca desde o início", elogiou Rodrigues.

Depois de fazer uma carreira nos padrões europeus - competiu no Velho Continente desde 2005 -, Iaconelli se encantou com o estilo norte-americano de fazer automobilismo. "Nos EUA, o automobilismo ainda é puro, é mais baseado no piloto, algo que me lembra o que se via na Europa nas décadas de 70 e 80. Nas corridas americanas não se usa tanta tecnologia, as coisas são mais decididas pelo piloto e o engenheiro, que usam um carro sem muitos recursos artificiais. Isso não mascara os problemas do acerto e as dificuldades do piloto. É um ambiente e um tipo de competição que renovam o ânimo de quem é fã e adepto do esporte", conta o piloto.

Além do aspecto esportivo, o mercado das corridas nos Estados Unidos também parece mais promissor para Iaconelli: "A crise na Europa parece ter fechado ainda mais as portas. O dinheiro manda muito mais lá. Nos Estados Unidos, até pelo estilo da economia e da mentalidade mais voltada para os negócios e o marketing, parece haver mais oportunidades. Por isso acho que há mais mercado e tranquilidade para um profissional como eu. Além disso, não poderia ter encontrado melhor solução do que trabalhar com o Geraldo e a equipe X Team. Eles estão com uma estrutura muito boa e com uma enorme vontade de fazer um grande trabalho. Acho que teremos um ótimo ano juntos. E, claro, a Nascar está tentando se internacionalizar e a presença de um piloto e uma equipe brasileiros é importante para eles. Somos bem-vindos aqui, então acho que temos um pacote muito interessante formado por uma equipe forte, um ambiente propício e muita vontade de vencer".

A primeira corrida da K&N Pro Series East está marcada para o dia 17 de março, no Bristol Motor Speedway, no estado do Tennessee, região sudeste dos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas