Cacá e Christian Fittipaldi fazem a festa no DF



Com direito a um show de pilotagem, Cacá Bueno e Christian Fittipaldi dominaram a rodada dupla do Trofeo Linea hoje no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Cada um deles ganhou uma corrida e chegou ao pódio na outra (Cacá em segundo e Christian em terceiro), resultados que provocaram uma mudança radical na classificação do campeonato.

Agora com 86 pontos, Cacá disparou na liderança e chegará a Santa Cruz do Sul para as últimas duas etapas em situação privilegiada para conquistar o título. Com o final de semana dos sonhos, que resultou na primeira vitória na categoria, Christian assumiu o segundo lugar, mas terá um desafio e tanto pela frente na batalha final: superar a desvantagem de 22 pontos para Cacá em 35 possíveis no Rio Grande do Sul.

Com a ilustre presença no autódromo de Felipe Massa, idealizador e padrinho do Racing Festival, complementado pela Fórmula Future Fiat e 600 Hornet (motos), Cacá saiu na pole e dominou a 9ª etapa sem grandes dificuldades, enquanto Christian arremetia da quinta posição na largada para o terceiro lugar que naquele momento era seu ponto alto na temporada. Na segunda, com os oito primeiros do grid em posições invertidas em relação à chegada da primeira, Christian fez um início de corrida fulminante e foi ultrapassando um a um seus adversários. E foi espectador privilegiado do acidente espetacular envolvendo André Bragantini na primeira volta quando brigavam pela segunda colocação. Bragantini escapou na curva do retão, atravessou a pista, tocou no carro de Christian e bateu forte no barranco. Largou pedaços do carro espalhados pelo asfalto, mas escapou sem qualquer ferimento. Mais tarde, Christian deixaria o pole Cesinha Bonilha para trás e só no final é que seria ameaçado pela ascensão de Cacá, até receberem a bandeirada quase colados.

Cacá resumiu em poucas palavras o saldo do fim de semana. "Foi um domingo completo. E com uma voltinha a mais na segunda corrida acho que poderia vencer novamente. No final, meu carro estava muito mais rápido que o dos outros. Foi uma pena que eu tenha perdido um pouco de tempo nas ultrapassagens no começo da prova", explicou. "Mas o importante é que vim para Brasília em terceiro lugar, a oito pontos do líder, e agora estou na frente por uma diferença de 22 sobre o segundo colocado", explicou.

Christian reconheceu que Cacá estava mais veloz nos estágios finais da prova, mas minimizou as declarações do colega. "É aquela história, chegar é uma coisa, ultrapassar é outra. Estou feliz com esta primeira vitória porque ela vem recompensar a superação da equipe. Começamos o campeonato mais tarde e estamos progredindo desde então contra equipes que já estão estabelecidas há mais tempo", comentou o filho de Wilsinho Fittipaldi, que está renovando uma bem-sucedida parceria com o pai. Aliás, foi na mesma pista, em 1989 na Fórmula Ford, que Christian alcançou a primeira vitória numa carreira que o levaria também ao título da Fórmula 3000 e à Fórmula 1.

A situação de Christian em relação ao título poderia ser mais tranqüila se ele não tivesse perdido as corridas de abertura do calendário em maio no Rio de Janeiro. Mesmo dependendo de uma combinação mais do que improvável em Santa Cruz do Sul, promete encarar o que lhe resta de chances com o mesmo espírito. "Vou tentar ganhar, do mesmo jeito como fiz o meu melhor aqui. Meu carro vem evoluindo a cada prova e hoje, por exemplo, estava muito rápido nas primeiras voltas. Foi o que fez toda a diferença nas ultrapassagens e na vitória." Uma vitória, aliás, que não celebrava desde a etapa de Phoenix (EUA) na série norte-americana Grand-Am em 2007.

Outros destaques do domingo na Capital Federal foram os paranaenses José Cordova, segundo na primeira bateria, e Cesinha Bonilha, terceiro no complemento da programação. Além de Bragantini, que saiu de Brasília com apenas um sétimo lugar, o maior prejuízo ficou com Giuliano Losacco. Com o abandono numa corrida por problemas no sistema de alimentação e o 10º na outra, portanto fora da zona de pontos, o antigo líder caiu para a terceira colocação na classificação geral.

Comentários

Postagens mais visitadas