Morre Jean-Marie Balestre

Morreu ontem, na França, Jean-Marie Balestre, que estava com 86 anos. Balestre foi presidente da FISA (Federação Internacional de Esportes Automobilísticos), entidade que precedeu a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). De temperamento forte, o francês ficou conhecido como "Senhor Segurança".

No Brasil, Balestre ficou famoso pela confusão envolvendo o título cassado de Ayrton Senna em 1989. No GP do Japão daquele ano, Senna envolveu-se em um polêmico acidente com o francês Alain Prost. Senna foi acusado de provocar o choque e o título mundial foi para Prost. Na época, o brasileiro meteu a boca no trombone publicamente contra Balestre e ameaçou abandonar a F1.

Em 1991, a briga entre Jean-Marie e Senna, porém, teve um ponto final. Em dezembro, Senna presenteou o francês com um de seus capacetes e decidiu fazer as pazes com Balestre. O francês deixou a presidência da FIA naquele mesmo ano e Senna foi tricampeão da F1. A presidência da entidade passou para as mãos de Max Mosley, que continua até hoje no cargo.

"Recebemos a notícia do falecimento de Jean-Marie Balestre com uma imensa tristeza. Sua contribuição para o esporte automobilístico na França e, logicamente, no mundo foi imenso", declarou Max Mosley.

Comentários

Postagens mais visitadas