WTCC: Tarquini x Muller - quem levará a melhor?


O Mundial de Turismo WTCC chega a Curitiba neste próximo fim de semana prometendo bastante equilíbrio. O francês Yvan Muller e o veterano italiano Gabriele Tarquini (foto) foram os que mais venceram na etapa brasileira desde que a categoria chegou ao país em 2006. Cada um ganhou três vezes. Curiosamente, todas no período de 2008 a 2010 e sempre na mesma ordem: Muller levando a melhor na primeira prova da rodada dupla e Tarquini fechando o programa no alto do pódio. O tira-teima poderá acontecer neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba - Pinhais, palco da 15ª e 16ª etapas.

O WTCC estreou no Brasil no meio do calendário de sua segunda temporada. A corrida inaugural foi vencida pelo espanhol Jordi Gené, então um dos integrantes da brigada oficial da SEAT. Seguiram-se três êxitos consecutivos da BMW, coincidindo com a fase áurea da marca alemã na série. A partir de então, por três anos em sequência, Muller e Tarquini monopolizaram as vitórias, até terem o domínio interrompido em 2011 pelo inglês Rob Huff e pelo suíço Alain Menu, ambos da Chevrolet.

O retrospecto do atual campeonato coloca Muller na condição de favorito para desempatar a disputa. O modelo Cruze do time da fábrica norte-americana vem levando grande vantagem sobre o SEAT León, o BMW 320 e o Ford Focus. Ganhou 11 das 14 etapas e o francês, atual bicampeão e líder, sozinho somou seis vitórias, alcançando a marca de 27 desde que se transferiu para o FIA WTCC em 2006. Tarquini, veterano da temporada inaugural em 2005, soma 17 e apenas uma delas com o SEAT León no atual campeonato, no qual ocupa a 5ª colocação com 134 pontos, atrás do holandês Tom Coronel (BMW), com 140, Menu (210), Huff (227) e Muller (245).

Comentários

Postagens mais visitadas