A diferença que o talento faz


Em um campeonato parelho como está a disputa da fórmula 1 em 2012, o que faz a diferença ente um piloto e outro? O equipamento? Pode ser. Os pneus? Talvez. Os componentes técnicos podem sim fazer alguma diferença, afinal em uma categoria altamente tecnológica, como é a F1, o que realmente pode determinar a diferença entre o campeão e o vice, é o talento. É exatamente isso que está fazendo a diferença a favor de Fernando Alonso no desenrolar deste ano.

Não há como contestar o desempenho do espanhol. Nas últimas três provas, foram duas vitórias e um segundo lugar – já computada a vitória no GP da Alemanha, conquistada neste domingo. Agora são 35 pontos de vantagem para o vice-líder do mundial de pilotos, que é Sebastian Vettel. O alemão da Red Bull, aliás, cruzou a linha de chegada em segundo lugar, mas acabou sendo punido por uma manobra estranha em cima de Jenson Button, da McLaren, para ficar com o segundo posto. Acabou ficando apenas com o quinto lugar.

Se Alonso começa a sobrar na turma, o mesmo não se pode dizer do seu companheiro, o brasileiro da Ferrari, Felipe Massa. Continua devendo. Fez uma corrida sofrível. Os problemas começaram logo na largada com um toque com o piloto da Toro Rosso, Jean Paul Vergne. A partir daí teve de parar para trocar o bico e tentar fazer alguma coisa na prova. O fim de semana de Massa já tinha começado ruim com um décimo terceiro lugar no grid. Tudo ficou pior com o toque logo no começo da prova.

Bruno Senna, da Williams, também ficou devendo nessa corrida. A exemplo de Massa se envolveu em um toque na prova e não conseguiu se recuperar satisfatoriamente e acabou complicando a sua já difícil prova. O pior de tudo é que vem tendo um desempenho abaixo do que vem conseguindo seu companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado, que chegou a vencer uma prova neste ano, embora tenha tido uma boa dose de sorte.

A Fórmula 1 não anda nada boa para o Brasil. O mesmo não se pode dizer para o principal espanhol da categoria. Se continuar nessa tocada, estará dando passos firmes e largos rumo à conquista do tricampeonato da categoria. Caso conquiste o tri, será alçado a um lugar que será seu por direito: um dos maiores campeões de todos os tempos. Ao lado de outros brasileiros saudosos como Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Comentários

Postagens mais visitadas