Próxima atração: Barcelona

No próximo fim de semana acontece o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, que desde 1991 é disputado no Autódromo de Montmeló, em Barcelona. A pista catalã tem uma característica marcante: tem uma das maiores retas da categoria, onde os pilotos podem despejar potência à vontade. De longe, um dos circuitos mais interessantes.

Há também uma curiosidade em torno desta pista: de 1991 a 2004, exceto em quatro ocasiões, o vencedor desta prova também se tornou o campeão mundial ao fim da temporada. É considerado um circuito de média para alta velocidade. Com certeza será uma pista onde os carros da Mercedes poderão aprofundar seu domínio. A não ser que a Red Bull, com o novo carro que dará a Sebastian Vettel, consiga se acertar.

Também é um autódromo muito versátil, utilizado pela própria F1 em seus testes pré-temporada e também ao longo do calendário. Também é muito usado pelas provas da MotoGP e de Endurance. Antes de Barcelona, o GP da Espanha era disputado no circuito de Jerez de La Frontera, que em 1986, foi palco de uma corrida histórica, vencida por Ayrton Senna poucos milésimos de segundo à frente de Nigel Mansell.

Dados:
Extensão: 4.655 metros
Curvas: 16
Recorde da pista: Kimi Raikkonen - Ferrari - 1:21.670 (2008)

Comentários

Postagens mais visitadas