Vettel e RB campeões: acabou-se o ano

É, o campeonato acabou embora ainda faltem mais três corridas para terminar o calendário de 2011. Sebastian Vettel já conquistou na semana passada, no GP do Japão, o bicampeonato de pilotos e neste fim de semana, no GP do Japão, a Red Bull conquistou o campeonato de construtores. Tudo isso com bastante folga.

Registre-se que a corrida coreana marcou a primeira vez que a Red Bull ficou fora da pole-position. Em todas as corridas disputadas desde o fim do ano passado a pole ficava ou com Vettel ou com Mark Webber. Lewis Hamilton, da McLaren, quebrou esta sequência, mas não tem como manter-se à frente antes da metade da prova. Vettel voou baixo e ganhou mais uma vez.

Hamilton, aliás, embora tenha feito a pole, vive um ano de altos e baixos, muito mais baixos do que altos. Confusões com Felipe Massa, toques com outros carros, desânimo no pódio.. alguma coisa acontece com o inglês. Não é hora para Hamilton ficar desanimado. Ainda é um grande piloto e pode perfeitamente voltar a ser campeão.

Com os dois campeonatos decididos a favor de Vettel e da RB, as três provas que faltam a partir de agora, tornam-se apenas provas de exibição. Vamos ver se a Ferrari consegue arrumar alguma coisa boa no carro para Massa tentar disputar a vitória no GP do Brasil, que fecha o ano.

E como as corridas agora só valem pelo fator psicológico, já começamos a discutir possibilidades para o ano que vem. Temos três brasileiros hoje e o futuro anda um tanto quanto meio incerto. Massa ainda tem contrato com a Ferrari, mas sabe-se lá se a direção da equipe quer que ele realmente continue, levando tanto pau de Fernando Alonso. Rubens Barrichello deve ficar na Williams mais uma temporada e deve ficar por isso mesmo. Bruno Senna ainda tem de provar que é um piloto que pode fazer uma diferença. Mas o fato de ainda ser um "novato" e já ter 28 anos em uma categoria onde os campeões são cada vez mais jovens, é um peso.

Comentários

Postagens mais visitadas