Petrobras de Marcas: etapas definidas

A Copa Petrobras de Marcas, que tem a missão de trazer de volta o antigo campeonato brasileiro de Marcas e Pilotos, terá nove corridas neste ano. A primeira prova terá a largada no final do mês para aquela que promete ser a temporada que mudará o conceito das competições de turismo no Brasil.

Desde a década de 90 sem um evento forte envolvendo as montadoras, o país ganha um campeonato para preencher essa lacuna. Serão nove datas ao todo, e a primeira no dia 29 no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais, onde as equipes e seus pilotos terão a chance de testar seus modelos Chevrolet Astra, Ford Focus e Honda Civic.

Foram meses de intenso trabalho em projeto, fabricação e importação de componentes. Tudo para que os carros da nova categoria pudessem estar prontos. Agora, as equipes entraram na fase de acabamentos e pintura dos layouts de seus patrocinadores. Os carros têm arrancado elogios e em breve poderão ser apreciados pelos amantes do automobilismo nos principais circuitos brasileiros.

Neste primeiro evento da temporada 2011 da Copa Petrobras de Marcas, pilotos e equipes terão contato com o equipamento que é novidade para todos. Afinal, preparar um carro de corrida equipado com um motor de quase 300cv e tração dianteira demanda um período de adaptação. Trabalhar com modelos de tração dianteira é completamente diferente. O projeto de preparação dos carros visou proporcionar uma alta performance e um grande prazer de pilotagem o que certamente deixará público e pilotos muito satisfeitos.

Uma mudança no procedimento de importação, colocada em prática agora em março pela aduana argentina, também atrasou a entrega dos motores e, consequentemente, a sua preparação. A necessidade de se fazer uma perfeita calibração, não só em dinamômetro, mas também em pista, para que tudo funcione bem, fez com que a organização juntamente com todas as equipes decidissem, em reunião na última quarta-feira, por um procedimento cauteloso e responsável transformando o primeiro evento da temporada em treino coletivo para este fim.

A ansiedade, portanto, toma agora conta de pilotos, equipes e organização para ver os carros acelerando pela primeira vez. Além de servir como o primeiro treino coletivo da categoria, o Autódromo Internacional de Curitiba irá contar também com uma prova do Campeonato Regional de Marcas e eventos promocionais, inclusive com a realização de test-drive com os carros de série que deram origem aos de competição (Astra, Focus e Civic). O calendário contará com esse evento de lançamento e mais oito etapas, todas em rodada dupla totalizando 16 provas no ano.

O calendário completo da Copa Petrobras de Marcas será o seguinte:

29 de maio - Curitiba (PR) - evento de lançamento e testes coletivos
19 de junho - Tarumã (RS) - 1ª etapa
17 de julho - São Paulo - 2ª etapa
31 de julho - Rio de Janeiro (RJ) - 3ª etapa
21 de agosto - Velopark, Nova Santa Rita (RS) - 4ª etapa
25 de setembro - Brasília (DF)/alternativo - 5ª etapa
30 de outubro - Rio de Janeiro (RJ) - 6ª etapa
20 de novembro - Londrina (PR) - 7ª etapa
4 de dezembro - Curitiba (PR) - 8ª etapa

Comentários

Postagens mais visitadas