WTCC terá combustível verde em 2009

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WTCC: Espelho, espelho meu. Quem é mais verde do que eu?

Em meio às preocupações com as mudanças climáticas e aquecimento global, o automobilismo também dá a sua contribuição para minimizar os impactos da utilização dos combustíveis fósseis na atmosfera. Nesta temporada, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC, sigla em inglês), utilizará a segunda geração de biocombustíveis para movimentar os carros da categoria.

A temporada será aberta com a rodada dupla marcada para dias 7 e 8 de março em Curitiba (PR) e a novidade no tanque dos carros será a utilização de novas formulações de gasolina ou diesel com 10% de origem vegetal. A segunda geração de biocombustíveis do WTCC, desenvolvida pela empresa Panta, vem sendo testada nos treinos de inverno na Europa.

"Não encontramos qualquer problema técnico", comemorou Luca Perani, da Panta Racing, designada pela FIA como fornecedora oficial de combustíveis neste e no próximo ano. A gasolina é composta de 10% da segunda geração de bioetanol e 90% de origem fóssil, sem chumbo. O diesel leva igualmente 10% de matérias vegetais.

"Precisávamos chegar a um compromisso entre reduzir as emissões de gases poluentes e preservar os carros atuais. Os biocombustíveis são bem mais agressivos com tanques, dutos e injetores, que precisam ser substituídos quando a percentagem é aumentada. Com o E10, não foram necessárias mudanças nos carros", acrescentou Perani.

A segunda geração do bioetanol é feita de resíduos obtidos com o processo de fabricação de açúcar e vai reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes na atmosfera, sem interferir na produção de alimentos.

"O etanol contém oxigênio, que ajuda na queima mais limpa e completa da gasolina comum. Diminui ainda em 6,3% o uso de petróleo e a emissão de monóxido de carbono, entre outros poluentes", completa Perani. Ao longo da temporada, o consumo de combustível do WTCC deverá se situar entre 60.000/70.000 litros.

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