Stock testa as máquinas no Rio, SP e Curitiba

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A Red Bull Racing levou sua máquina para ser testada no Rio. Foto: Duda Barros/Vicar

Nesta semana que se encerrou os pilotos da Stock Car realizaram uma série de testes com o novo carro da categoria, o JL G-09. Os testes foram feitos a pedido dos próprios pilotos, em substituição aos treinos coletivos, com o intuito de conhecer melhor a máquina que vai acelerar nas pistas brasileiras neste ano. O carro foi testado no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Alguns itens novos do carro, como o isolamento térmico, foram testados pelos pilotos. Ainda foram encontrados problemas, mas para Cacá Bueno, nada de grave.

"O carro parece funcionar bem mecanicamente, tem alguns problemas ainda, mas nada de grave. Testes preliminares servem justamente para isso, para detectar e buscar soluções para essas pequenas dificuldades técnicas. O carro parece ter potencial para ser tão superior ao antigo em desempenho quanto já é em termos de estética e segurança”, afirmou Cacá, que participou nos testes no Rio.

Foram feitos também três shakedowns, conduzidos pelo piloto oficial de testes Felipe Giaffone, nos autódromos de Pinhais (Curitiba), Interlagos (São Paulo) e Jacarepaguá (Rio de Janeiro) e o saldo foi bastante positivo.

"Acho que ficou melhor a cada teste, pois se tratando de um carro novo, quanto mais andar melhor. Buscávamos falhas que poderiam ter ocorrido na montagem dos carros e pudemos confirmar que precisa ser feito um melhor isolamento térmico interno, para ajudar aos pilotos e aos equipamentos. O calor dentro do carro ainda incomoda um pouco, mas isso é normal em um carro fechado e com motor dianteiro. Acredito que até o início do campeonato as equipes resolverão essa questão sem grandes dificuldades. Além disso, devemos ainda ajustar um pouco a direção hidráulica”, explicou Felipe após a avaliação no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

O piloto ressaltou que o foco de todos os testes foi apenas com relação à confiabilidade, sem se preocupar com tempo. "Os carros utilizaram pneus usados e um acerto propositadamente ruim, para não beneficiar nenhuma equipe. Neste terceiro teste utilizamos o carro de Cacá Bueno para uma ´long run´, com 41 voltas, simulando uma corrida inteira. O carro se comportou muito bem e pudemos ver que não há problemas graves. Com estes ajustes, ele estará pronto para as equipes acelerarem”, ressaltou.

As equipes que participaram dos shakedowns em cada praça foram as seguintes: Curitiba – Eurofarma RC (Chevrolet) e Boettger Competições (Chevrolet); São Paulo - Full Time Sports (Peugeot), AMG Motorsport (Chevrolet); e Rio de Janeiro – Red Bull Racing (Peugeot), JF Racing (Peugeot).

No dia 23 de março está programado o treino coletivo da Copa Nextel Stock Car 2009, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Já a abertura da temporada será no dia 29 de março, no mesmo autódromo.
A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

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