O novo e velho Nurburgring
O circuito de Nurburgring (Alemanha), que sediou o Grande Prêmio da Europa, neste domingo, é um velho conhecido da Fórmula 1. Mas este traçado, de pouco mais de 4km, é novo. Há um outro Nurburgring que é um verdadeiro templo do automobilismo mundial. Este antigo circuito não se utiliza mais, por medidas de segurança. A extensão do traçado é de espantar qualquer um: 22km.
Isso mesmo. O velho Nurburgring tem 22km de extensão e ao vê-lo, dá a impressão de se estar guiando em uma estrada em meio à floresta alemã. Uma coisa linda, sem dúvid alguma. Mas tudo mudou quando aconteceu o acidente com Niki Lauda, em 1976. Correndo em Nurburgring, Lauda perdeu o controle de sua Ferrari e bateu violentamente no muro de proteção. O carro se incendiou e o piloto austríaco ficou gravemente queimado. A demora para se chegar ao local do acidente quase foi fatal para Lauda. Por um verdadeiro milagre, ele sobreviveu.
Isto foi o estopim para mudanças em Nurburgring. Mas foi somente em 1985, que o traçado atual foi construído. O pentacampeão mundial, Juan Manuel Fangio, foi uma das primeiras personalidades a guiar no circuito novo.
Com o novo traçado, Nurburgring ganhou condições de voltar a sediar a F1. A primeira corrida da atual fase foi em 1995, e desde então, o circuito alemão sedia o GP da Europa. Quanto ao velho circuito, hoje ele é atração turística: pagando uma certa quantia, o turista pode dar uma volta de carro pelo velho circuito.
Veja abaixo um vídeo sobre o velho traçado de Nurburgring. Em inglês.
Isso mesmo. O velho Nurburgring tem 22km de extensão e ao vê-lo, dá a impressão de se estar guiando em uma estrada em meio à floresta alemã. Uma coisa linda, sem dúvid alguma. Mas tudo mudou quando aconteceu o acidente com Niki Lauda, em 1976. Correndo em Nurburgring, Lauda perdeu o controle de sua Ferrari e bateu violentamente no muro de proteção. O carro se incendiou e o piloto austríaco ficou gravemente queimado. A demora para se chegar ao local do acidente quase foi fatal para Lauda. Por um verdadeiro milagre, ele sobreviveu.
Isto foi o estopim para mudanças em Nurburgring. Mas foi somente em 1985, que o traçado atual foi construído. O pentacampeão mundial, Juan Manuel Fangio, foi uma das primeiras personalidades a guiar no circuito novo.
Com o novo traçado, Nurburgring ganhou condições de voltar a sediar a F1. A primeira corrida da atual fase foi em 1995, e desde então, o circuito alemão sedia o GP da Europa. Quanto ao velho circuito, hoje ele é atração turística: pagando uma certa quantia, o turista pode dar uma volta de carro pelo velho circuito.
Veja abaixo um vídeo sobre o velho traçado de Nurburgring. Em inglês.
Comentários
Sucesso!!!
Marcos